×

Biografia de Metal Church

O Metal Church foi formado pelo guitarrista Kurt Vanderhoof no início da década de 80 e, apesar de estar na estrada há mais de 20 anos, ainda é uma banda consideravelmente desconhecida.

Após algum tempo tendo dificuldades no início de sua formação, a banda consegue lançar seu primeiro álbum, auto-intitulado, em 1984 com David Wayne nos vocais, sendo aclamada, por crítica e público, como uma das melhores bandas da cena norte americana do metal na época. Assim como em seu sucessor, The Dark, o estilo musical da banda se definia basicamente como thrash metal, mas com uma pegada power que se acentuaria ainda mais com o passar do tempo.

Em 87 Kurdt deixa a banda como guitarrista, porém continua como principal compositor, tem-se a primeira das muitas mudanças no line-up da banda. Em seu lugar entra John Marshall. Também David Wayne deixa o Metal Church, para formar sua banda solo Reverend. Em seu lugar entra Mike Howe, um dos melhores vocalistas que conheço.

Com esta nova formação, que seria a mais duradoura da banda, é lançado o Blessing in Disguise em 89, já com uma sonoridade um pouco mais power. Considerado por muitos o melhor álbum da banda, apresenta uma das melhores duplas de guitarristas do metal, Craig Wells e John Marshal, criando riffs potentes e solos inspirados.

Logo em seguida são lançados outros dois ótimos álbuns, The Human Factor e Hanging in the Balance. Este último conta com a participação de Paul O’Neil, consagrado produtor e compositor, famoso por seu trabalho com o Savatage, e eu considero como um dos melhores álbuns de metal já lançados.

Após este álbum a banda se separa por um período de 5 anos, até que em 98 Vanderhoof decide lançar um álbum ao vivo oficial. Apesar de tantos anos de estrada o registro lançado é de 84. Com novo entusiasmo a banda se reúne novamente. Vanderhoof e Wayne voltam para a banda, porém Craig Wells sai. É então lançado um novo álbum de estúdio, Masterpeace. O álbum, com uma sonoridade mais comercial, bem diferente do power/thrash original, não tem uma boa repercussão, sendo considerado o pior da banda até então.

A banda se separa novamente e, após Vanderhoof lançar vários projetos solo, o Metal Church retorna com uma formação completamente diferente. Sendo os únicos remanescentes da formação original Vanderhoof e o baterista Kirk Arrington. O novo vocalista é Ronnie Munroe, ex-Rottweiller, que apesar de ser bom vocalista, não faz jus aos seus predecessores. Em 2004 lançam The Weight of the World que, apesar de ainda não se igualar aos primeiros álbuns da banda, é melhor aceito que o Masterpeace.

Em 2005 Wayne morre em um acidente de carro, sendo uma grande perda pro heavy metal mundial.

Devido a problemas de saúde Arrington deixa a banda no começo deste ano, sendo substituído à altura por Jeff Plate do Savatage.

A banda se destaca por seus ótimos e empolgantes riffs e solos, belas melodias, ótimas letras, com vocais fantásticos e ótimas linhas de baixo e bateria, variando entre músicas pesadas e agressivas e lindas power ballads. Destaca-se também, por seu incrível mau gosto para as capas dos álbuns, estando, muito provavelmente, entre as piores já feitas. Ironicamente, a melhor capa é de seu pior álbum.