×

Biografia de Movimento Escalada

O Movimento Escalada é um serviço da Igreja Católica que tem como objetivo despertar jovens, a partir dos 15 anos, para a presença de Cristo. Ele visa convidá-los a serem membros integrantes e ativos, através das paróquias e células evangelizadoras, bem como através dos seus projetos internos. O movimento defende o caráter de convocar o jovem a “Ser pessoa em clima de oração”.

Implantado pela primeira vez em Salvador em 1978, o movimento realiza todos os anos três encontros de evangelização com os jovens na cidade: um para jovens de 15 a 18 anos que moram na Pituba e bairros próximos; outro para os que residem na região da Vitória e o terceiro, chamado de Master, para universitários e maiores de 18 anos. Estes encontros acontecem durante um final de semana (de sexta a domingo) em uma casa de retiro.

Em 1991, o Escalada também foi lançado em Cruz das Almas, quando incorporou o caráter missionário. Hoje, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Jacobina, Petrolina, Santo Amaro e Terra Nova também já conhecem o grupo.

Além do encontro em uma casa de retiro durante um final de semana, o Escalada, que completou, em 2003, 25 anos, engloba atividades que buscam possibilitar que os integrantes exerçam a cidadania e desenvolvam o senso de comunidade. Em 1993, foram criados os Projetos, que são meios de fazer com que os jovens possam interagir mais com o movimento e trabalhar nos encontros, paróquias ou comunidades, conscientes de seus dons e aptidões.

A cada encontro realizado, os novos alpinistas passam a fazer parte de um grupo de pós, que se reúne semanalmente buscando dar continuidade à sua caminhada no Escalada. Nas reuniões, os jovens aprofundam sua espiritualidade, meditam sobre temas religiosos e do dia-a-dia, criando laços de amizade. Desenvolvem, também, atividades que, além de despertarem o jovem à oração, estimulam o senso crítico e moral. Os jovens do Movimento Escalada atuam diretamente na sociedade, através de ações sociais frente as instituições de caridade, como é o caso do Projeto Magnificat, que estimula os seus integrantes às ações voluntárias.

O objetivo é que, como leigos, os jovens possam desenvolver o papel de cristãos. Todos os meses, cestas básicas são entregues para instituições carentes, através das ações solidárias do Movimento em Salvador.

Em 2003, por ocasião dos seus 25 anos, o Movimento Escalada iniciou uma Campanha pelo Voluntariado. Com o slogan principal “Voluntariado, uma questão de atitude”, o Escalada buscou mobilizar a sociedade baiana para esta questão.