×

Biografia de Mr. Gyn

São 13 anos de estrada, um número crescente de shows que ultrapassa a marca de 800 apresentações em diversos estados e mais de 100 mil CDs e DVDs vendidos. Esses são índices expressivos da sólida trajetória da banda de pop rock goiana Mr. Gyn, composta pelo vocalista, Anderson Richards; guitarrista, Hesthon Henrique (Pão de Queijo); baterista, Marcos César e pelo baixista, Rodrigo Baiocchi.

O talentoso quarteto, que hoje se prepara para a gravação do segundo DVD da banda a ser lançado ainda este ano, já conta com cinco CDs e um DVD em sua discografia. O primeiro álbum do Mr. Gyn foi Coisa de Brasileiro, CD demo lançado em 1999, que trazia, entre as cinco faixas, a música “Sonhando”, uma homenagem do vocalista ao pai falecido, considerada por muitos o hit de maior sucesso da história da banda.

Em 2001, foi a vez do álbum Pirata Pra Quê encantar os fãs e, ao mesmo tempo, mostrar a postura do Mr. Gyn diante do entrave da pirataria, colocando os CDs a venda por um valor mais acessível, enaltecendo a democracia e a cultura popular. Neste trabalho, a música que mais se destacou foi “Minha Juventude”, seguida pelas canções “Por quê?”, “Quanto Tempo”, “Minha Razão” e “A Minha Paz”, que foram bastante tocadas nas rádios de Goiás e de outros estados, como Minas Gerais, Tocantins e São Paulo, o que possibilitou a realização de diversos shows nestas regiões.

Três anos depois, em 2005, o Mr. Gyn lançou o álbum multimídia Cada Dia, com 13 faixas acompanhadas de um vídeo clipe. Esse CD tinha um formato mais interativo, norteado pelas tendências de mercado. Assim, mais uma vez, a banda ultrapassou a fronteira goiana, ampliando o mecanismo de distribuição, divulgação e conquistando novos fãs Brasil afora.

Já com nove anos de carreira e quatro CDs lançados, a banda de pop rock gravou o seu primeiro DVD, em 2007. Intitulado Eletroacústico Ao Vivo, ele contou com as participações especiais de Bruno Gouveia, vocalista do Biquíni Cavadão, que cantou o hit “Sonhando”; da artista goiana e grande parceira do Mr. Gyn, Valéria Costa, que interpretou “Mundo Irreal”; e de Éverson Cândido, vocalista da banda U2 Cover, que cantou “Por quê?”. Músicos de uma orquestra também participaram desta importante realização.

Para compor o repertório, canções consagradas do Mr. Gyn receberam nova roupagem. Além disso, foram regravadas duas músicas de artistas nacionais e quatro hits inéditos da banda. O cenário também não poderia ser mais bonito. O DVD foi gravado no pátio do Estádio Serra Dourada, com vista panorâmica para Goiânia. E, como se não fosse o bastante, enquanto acontecia a gravação do vídeo, o público ainda pôde acompanhar um lindo pôr-do-sol, além de um show de luzes e raios lasers. O resultado do carinho e atenção da banda para cada detalhe do trabalho foi a venda de quase 40 mil cópias do DVD Eletroacústico Ao Vivo e o reconhecimento de artistas e fãs pela qualidade impressa no Mr. Gyn.

Em 2010, depois de realizar uma grande turnê com o DVD, a banda lançou seu quinto álbum, O Melhor Lugar do Mundo, que foi baixado em formato MP3 por mais de 14 mil fãs do Mr. Gyn, através do próprio site da banda. Entre os hits mais tocados do CD estão “Boa Companhia”, “Surfista de Verão” e “3 Minutos”, além das releituras de “Mais uma de amor” e “Amante Profissional”, sendo esta última destaque na Revista Época como um dos hits mais tocados no verão 2011, no Acre. Até o momento, o som do pop rock goiano já passou pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná.

Durante os treze anos de sua trajetória, o Mr. Gyn (nome que surgiu a partir do código aéreo de Goiânia, em homenagem as origens da banda) contou com o talento de outros músicos, sendo o vocalista Anderson Richards o único a permanecer no projeto desde o início. Já fizeram parte do Mr. Gyn o guitarrista, Pedro Lutti; o saxofonista, Wellington; o tecladista, Eddy e o baterista, Júnior. Entretanto, independente das alterações na composição, a banda seguiu mantendo os fãs de anos atrás e conquistando novos admiradores, de Norte a Sul do País, sempre com hits tocados nas rádios.

Toda essa história comprova a consolidação do pop rock goiano e lembra a todos que em Goiás há mais do que música sertaneja para ouvir.