×

Biografia de MS4

Quarteto de rock, formado por uma família de professores, leva para o palco a preocupação com a educação e promove campanha de incentivo à leitura.

O rock and roll é a vocação da família Menezes da Silva. Há dez anos, depois de começarem a se envolver com o universo musical ainda na adolescência e seguirem caminhos separados, os irmãos Alexandre, Fábio, Mazzo e Rafael resolveram juntar forças e formaram a banda MS4. O nome, uma abreviatura do sobrenome dos quatro, reforça ainda mais a união dos rapazes que, desde então, têm levado o som do grupo para casas de shows da cidade. Alexandre e Fabio, os mais velhos, entram com a voz e a experiência de vida, retratada nas letras de composições próprias. Mazzo e Rafael, os caçulas estudiosos de música, entram, respectivamente, com o contrabaixo e a bateria. Somando conhecimento de música adquirido em escolas e cursos ao talento inato.

Os integrantes do quarteto levaram para a banda suas influências, de diferentes tendências do rock: pop-rock, punk, emo e groove. A MS4 ainda conta com um quinto elemento: o guitarrista Rodrigo, responsável por grandes e especiais momentos nos shows promovidos pela banda.

Outra vocação dos Menezes da Silva é a educação. Três dos irmãos (Fábio, Mazzo e Rafael) são professores da rede pública de ensino. E a realidade que vivem em sua profissão tem influência direta em suas músicas, cujas letras sempre contam a história de vida deles e das que ouvem e dividem com seus alunos. "É todo dia sempre a mesma história, geografia e inglês. Os professores estão fugindo da escola e eu nem sei português. Nem a ciência poderá explicar a nossa louca matemágica. Nossa louca matemágica. Nossa família onde ela está? Acho normal, mas ela já se desfez. E o mundo joga a culpa toda em vocês, e o responsável pode ser o inglês", diz a letra de Matemágica, composta por Fabio, que ensina Matemática, mas que encontrou na música a equação ideal para passar sua mensagem ao público.

O som vibrante do rock também embala, ou melhor, agita o público em canções como Acorda para viver ("Até parece uma coisa boa com um começo não tem meio e fim, era o início de uma vida longa, eu só queria ter você pra mim, mas vejo hoje é tão diferente, e ao mesmo tempo continua igual, quantas pessoas na desilusão contam nos dedos suas decepções ê... acorda pra viver") e Coleira (que é toque de celular da operado de telefonia celular Claro): "Tudo que eu faço não agrada você, tô sempre errado. O que eu penso não pertence a você. O que eu falo! O que eu falo incomoda você! Fico calado, então. Tudo que eu quero é ficar bem com você. Bem do seu lado, e do seu lado eu já estou pra morrer. Um S.O.S, essa mania de mandar em mim! Você não manda em mim, você não manda em mim! Ah... Tira a coleira."

A convivência com jovens na sala de aula também levou a banda a investir na educação também no palco. Em 2009, a MS4 lança a campanha de incentivo à leitura: Rock Letras