×

Biografia de Myriam Hernández

Myriam Hernández nasceu no dia 2 de maio, 1967. Myrian é uma cantora chilena conhecido em toda a América Latina por suas baladas românticas.

Myriam Hernández começou sua carreira no final dos anos 80.

Sua primeira música foi "O Amor".

Aos 11 anos, estreou no programa "Joven Generación", seguido logo depois por "La Pandilla", ambos parte da Televisión Nacional de Chile.

Foi-lhe oferecido um papel na novela "De cara al mañana", onde ela apareceu em cinco episódios.

No ano seguinte, como artista solo, ela entrou para o "Ranking Juvenil" (Ranking de Menores), do Canal 13, programa "Sábados Gigantes".

Aos 18 anos ela foi nomeada Artista Revelación (Melhor Artista Novo) pela imprensa chilena, mesmo antes de ter gravado um único álbum.

No Chile, em dezembro de 1988, ela lançou seu primeiro álbum com a gravadora EMI, intitulado
"Myriam Hernández". No Chile, o registro tem o seu Disco de Ouro, e mais tarde platina quádrupla em - entre outros países - os Estados Unidos, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Costa Rica e Panamá.

Duas faixas deste álbum, "O Amor" (Oh My Love) e "El Hombre que Yo Amo" (The Man I Love), passou meses no topo das paradas musicais da América Latina e os E.U. Em fevereiro de 1989 ela era uma efectuada pelo artista e membro do júri no Festival de Viña del Mar.

Em julho de 1989, alcançou a Billboard's Hot Latin teve seu primeiro sucesso com "El Hombre que Yo Amo", e logo depois, em dezembro o álbum esteve entre os 10 álbuns mais vendidos no mundo latino.

Em Los Angeles, em janeiro de 1990, ela começou a gravar um segundo álbum, produzido por Humberto Gatica, e no qual colaboraram David Foster, Jason Scheff (Chicago Grupo) e Lucho Gatica como produtor executivo.

Canções, destacam-se "Te Pareces Tanto a Él" (Você é tão parecido com ele), "Tonto" (Fool), "Mío" (Mina), "Peligroso Amor" Love (Perigoso), e "Herida" (Hurt, composto por Myriam Hernández).

O álbum permaneceu na parada da Billboard de maio de 1990 a julho de 1991, com "Peligroso Amor", ocupando o 1º lugar por várias semanas, seguido por "Te Pareces Tanto a el" e "Herida". Este álbum realizou o 1º lugar para o Top Albums latim para um recorde de 18 semanas consecutivas. "Peligroso Amor", cujo vídeo, produzido por Luis de Lllano (Televisa-México), foi nomeado para Melhor Billboard Magazine's Latin Video.

Mais uma vez, em 1991, ela foi convidada para o Viña del Mar Festival Internacional da Canção, onde recebeu tanto o Antorcha e prêmios Gaviota de Plata.

Em Los Angeles, em 1992 ela gravou seu terceiro álbum produzido pelo espanhol Juan Carlos Calderón e mixado por Humberto Gatica. Todas as canções foram escritas por Juan Carlos Calderón, com excepção da "Mira" (A), co-escrita por Myriam e Juan Carlos.

Hits do álbum foram "Un Hombre Secreto" (A Secret Man), "Se Me Fue" (Ele me deixou), e "Si no Fueras Tú" (se você não fosse você). O álbum ganhou ouro e platina em o E.U., México, América Central, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Chile. Ela também lançou álbuns no Japão, Tailândia, Taiwan, e os Emirados Árabes Unidos.

Em Maio de 1992, Hernández realizado no Festival de Acapulco, acompanhada ao piano por Juan Carlos Calderón. O vídeo para a canção "Se me Fue" foi filmado em Los Angeles e foi dirigido pelo norte-americano da Argentina diretor Gustavo Garzón.

Também em 1992, começou um novo projeto, a fundação da "Escola de Artes Vocal" junto com seu instrutor de voz, Fonoaudióloga Ricardo Álvarez. Entre os artistas profissionais que passaram por essa escola são Beto Cuevas, Lucybell, e Kudai.

Seu quarto álbum, lançado em 1994, também foi produzido em Los Angeles, onde trabalhou novamente com o produtor Humberto Gatica. A partir deste álbum a canção "Ese hombre" (Man That), pela compositora chilena María Angélica Ramírez, ganhou ASCAP "Best Pop Ballad" do ano, bem como o primeiro lugar nas paradas da Billboard.

Em 1996, o artista Paul Anka convidou para colaborar em um álbum de todos os tempos espanhol sucessos chamada "Amigos" (Amigos), no qual eles se apresentaram juntos a canção "Tu Cabeza en Mi Hombro" (cover um Spanglish de Put Your Head on My Shoulder). Figuras como Céline Dion, Ricky Martin, Julio Iglesias, e Juan Gabriel também colaborou com o álbum, que foi lançado pela Sony.

Em 1998, ela lançou "Todo el Amor" (All the Love), seu álbum mais recente e quinta. Produzido por Humberto Gatica e alcançar o sucesso em todos os mercados de língua espanhola, inclusive, mais uma vez os Estados Unidos, onde o primeiro single, "Huele a Peligro" (It Smells Like Danger), de Armando Manzanero, rapidamente subiu ao primeiro lugar da Billboard revista Hot Latin Tracks. Ele também incluiu hits como "Deseo" (I Wish), por Mónica Naranjo, e "La Fuerza del Amor" (A Força do Amor), de Estéfano. O videoclipe da canção "Huele a Peligro" foi dirigido pelo diretor no Chile Germán Bobe.

Em 2004 ela lançou Huellas (Traces), uma coletânea de seus maiores sucessos, incluindo três nunca antes editadas canções.

Armando Manzanero compos para ela, "No te Ele Robado Nada" (I Took nada de você), e Myriam Hernández e seu filho Jorge Ignacio, então, com apenas oito anos, compôs a canção "He Vuelto por Ti".

O álbum incluía uma nova versão da canção "Mio", gravado com o grupo argentino Los Nocheros, bem como a canção "El Amor de mi Vida" (The Love of my Life) (escrito por Myriam e hip chileno-hop band Los Tetas) gravado com a banda.

Huellas foi lançado em toda a América Latina e foi ouro e platina. Ela também lançou seu primeiro DVD. No final de 2005, ela produziu seu primeiro DVD-CD de uma performance ao vivo intitulado Contigo en Concierto With You in Concert).

Em 2007 ela lançou o álbum de covers 'Enamorándome (Falling in Love).