×

Biografia de Neusa De Souza

Compositora. Versionista. Destacou-se na música popular brasileira pelas versões de sucesso que fez, especialmente durante a jovem guarda.

Em 1964, fez a versão para quatro boleros gravados por Emilinha Borba, no LP "Amor da minha vida", da CBS: "O que eu lhe ensinei (De mi para ti)", de W. Chevalier; "Amor ligeiro (Amor a la ligera)", de Ismael Santiago; "As cerejas (Le ciliege)", de Renis, Favilla, Mogol e Testa, e "Minha renúncia (Média vuelta)", de José Antônio. Nesse ano, teve a música " Aqui me encontrarás", em gravação de Fernando Costa, incluída na coletânea "As 14 mais - Vol XV" da CBS.

Ainda em 1964, fez seis versões para a cantora Wanderléa, que as lançou no LP "Quero você" da CBS: "Você não vai partir (You can't say goodbay)", de T. Lopes; "Colibri (Liftle bird)", de D. Hawkins; "Peço paz (Just once more)", de A. Western, e "Longe de ti (Away from you)", de Marsden e Chadwick, além dos dois primeiros grandes sucessos da cantora: "Exército do surf (L'esercito del surf)", de Mogol e Pataccini, e "Capela do amor (Chapel of love)", de J. Berry e E. Greenwich. Essas duas últimas versões seriam incluídas na coletânea "As 14 mais - Vol. XIV" da CBS.

Em 1965, fez "Ai de mi", uma versão para "All of me", de S. Simons e G. Marks, gravada pelos Goldens Boys, em disco Odeon. Essa versão seria relançada ainda pelo mesmo grupo em 1984, no LP "O sonho não acabou...Os inesquecíveis sucessos da jovem guarda em 35 super regravações" do selo Epic/CBS, e em 1991, no LP "Golden Boys ao vivo" da Som Livre, gravado em show realizado no Teatro Swam no Rio de Janeiro.

Ainda em 1965, teve quatro versões gravadas por Wanderléa, no LP "É tempo do amor", da CBS: "Será você (Do you)", de L. Rivera e S. Libaek; "Diga que você me quer (Tell me that you love me too)", de B. Stanton; "Três rapazes (Three little peggies)", de Tepper e Bennett, e "Boneca de cera boneca de pano (Poupée de cire poupée de son)", de S. Gainsbourg. Também no mesmo ano, o Trio Melodia, em LP da CBS, gravou "Se o seu amor fosse pra mim", versão de "For lovin' me", de G. Lightfort. No mesmo ano, teve duas versões incluídas no LP "As 14 mais - Vol. XVI" da CBS: "Se o seu amor fosse pra mim (For lovin'me)", de Lightfoot, na gravação do Trio Melodia, e "Se tu não me amas (You know you don't want me)", de Dolan e Mercer, na voz de Eliete Velloso e, no volume XVII da mesma coletânea foi incluída a canção "Será você", versão de "Do you)", de Rivera e Libaek, na gravação de Wanderléa. Teve ainda nesse ano, mais duas composições gravadas: a balada "Só ficou o adeus", versão de "You can't grow peaches on a cherry tree", de E. Levitt e A. Gorgoni, lançada por Jerry Adrani no LP "Um grande amor" da CBS, e o rock "Tremedeira", versão de "Tremarella", de Rossi, Alicata e Vianello, registrado pelo conjunto Renato e Seus Blue Caps, no LP "Viva a juventude!", da CBS.

Em 1966, teve as canções "Eu bem dizia", versão de "I could have told you)", de A. Williams e C. Sigman; "Nosso amor", versão de "I'll follow the sun)", de John Lennon e Paul McCartney, e "Por que foi", com Renato Correia, gravadas pelo Trio Esperança, no LP "A festa do bolinha", da Odeon.

Em 1966, sua versão para o bolero "Minha renúncia" foi gravado por Angela Maria, no LP "Angela Maria interpreta boleros" da gravadora Copacabana. Ainda em 1966, o cantor José Ricardo, no LP "Lembra de mim", da RCA Victor gravou a balada Por que foi", com Renato Correia. A balada "Exército do surf" seria relançada em 1977 pelo grupo vocal As Frenéticas e, em 1992, pela apresentadora de TV e cantora Angélica. Teve mais de vinte músicas gravadas, a maioria delas, versões de sucessos estrangeiros. Deixou seu nome marcado na música popular brasileira por dois grandes sucessos da cantora Wanderléa: "Exército do surf" e "Capela do amor".