×

Biografia de O Bando do Velho Jack

O Bando do Velho Jack é uma banda de rock brasileira formada em 1995 na cidade de Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Considerada uma das bandas mais influentes no cenário do Classic Rock brasileiro, possuem quatro CDs gravados com músicas autorais e releituras de clássicos do Rock e do Southern Rock.

A banda surgiu da união de íntegrantes da Blues Band, uma banda de blues, com íntegrantes da Alta Tensão, banda de heavy metal, tendo em sua formação original: João Bosco (baterista), Marcos Yallouz (baixista), Alex Batata (vocalista e gaitista) e Fábio Brum (guitarrista).
Em janeiro de 1997, Fábio Brum muda-se para os Estados Unidos entra em seu lugar o guitarrista Fábio "Corvo" Terra, trazendo junto uma roupagem mais pesada para a banda, com um estilo mais visceral.

Seis meses depois, em junho de 1997, Alex Batata é covardemente assassinado enquanto protegia uma amiga de um ex-namorado. Entram, então na banda, Rodrigo Tozzette na voz e guitarra e Gilson "Dedos de Borracha" Junior nos teclados, mudando a formação de quarteto para quinteto, começando a demosntrar uma forte veia Southern Rock, evidenciada claramente pela entrada do piano mais boogie e do inclusão da Slide Guitar. Nesse período de "readaptação", O Bando do Velho Jack começa a incluir várias incursões instrumentais caracterizando-se como uma banda de "Jam", influenciado nitidamente por outro ícone do Southern Rock, a Allman Brothers Band, sem se esquecerem de bandas como o Free, Cream, e o Rock 70 Brasileiro.

Outro ponto forte da banda são as releituras que eles fazem para músicas regionais do Mato Grosso do Sul, transformando-as em potentes rocks, basta ouvir a versão do clássico pantaneiro, Trem do Pantanal (Paulo Simões/ Geraldo Roca) que na versão original foi nacionalmente conhecida na voz de Almir Sater, outra influência, no rítmo de guarânia e o Bando a transformou em rock quase no estilo The Rolling Stones, ouça também Cavaleiro da Lua, (Almir Sater/ João Bá) e perceba a nítida influência com Allman Brothers Band, com slides e duetos de guitarra.

Em 2000 Gilson Junior é substituído por Alex "Fralda" Cavalheri, que já entra gravando o segundo CD e desde então vem tomando conta dos habituias pianos, mas também incluindo Moogs, Sintetizadores e outras sonoridades peculiares ao som da banda, ouça a musica "Nuvens" do 2º CD João Bosco (baterista), Marcos Yallouz (baixista), Alex "Fralda" Cavalheri (tecladista), Rodrigo Tozzette (vocalista e guitarrista) e Fábio "Corvo" Terra (vocalista e guitarrista).