×

Biografia de Paulo Borges

Paulo Borges (Paulo Alves Borges), compositor, nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 28/9/1916. Compôs uma série de musicas para o conjunto Anjos do Inferno, fundado por seu irmão e parceiro Oto Borges, a primeira delas em 1935, Estrela da manhã.

Em janeiro de 1939 atuou brevemente no conjunto como cantor. Sua primeira composição gravada foi Farrapo, pelo cantor Jorge Fernandes, na Odeon em 1953, e seu maior sucesso, Cabecinha no ombro, na voz de Alcides Gerardi, etiqueta CBS.

A "Cabecinha No Ombro", de Paulo Borges, é uma belíssima guarânia que na voz do Duo Guarujá permaneceu durante 6 meses no primeiro lugar nas paradas de sucesso, tendo obtido praticamente todos os Prêmios de Música possíveis na época.

Paulo Borges conta que: "Cabecinha No Ombro" foi inspirada no momento em que num Bonde no Rio de Janeiro/RJ, uma amiga começou a chorar em seu ombro. Então, no caminho de volta prá casa, caminhando no bairro do Botafogo, Paulo começou a "lapidar" essa
belíssima "Jóia Musical" de estrondoso sucesso e que obteve mais de 150 gravações, incluindo versões em Francês, Espanhol, Guarany e até mesmo Japonês (com o nome "Futani Yorisoni")!

A vendagem dessa Guarânia chegou a atingir a incrível marca de 6 milhões de discos! Só em 1957, ano em que foi lançada, "Cabecinha No Ombro", conheceu 14 diferentes gravações. A primeira gravação foi no Lado B do disco 78 RPM Columbia (CB-10.370), na interpretação de Alcides Gerardi (no Lado A do mesmo disco, o Bolero "Não" (René Bruxelas - Belony de Carli).

A Guarânia "Cabecinha No Ombro" ao longo desses anos todos, foi gravada (e continua sendo gravada) por vários interpretes, dentre os quais: Alcides Gerardi, além do Trio Nagô, Banda Chantecler, Carlinhos Mafasolli, Quarteto Marabá, Altamiro Carrilho,
Ângela Maria, Leny Eversong, Altemar Dutra, Fagner, Luís Bordon, Nalva Aguiar, Orquestra Brasileira de Espetáculos, Titulares do Ritmo, Irmãs Galvão, Nara Leão, Raul Gil, Roberta Miranda e Milionário e José Rico, além da inesquecível Fadista Portuguesa Amália Rodrigues, e também de intérpretes que gravaram em outro idiomas, tais como Gregorio Barrios, Guido Miyoshi e Santo Morales, apenas para citar alguns. "Cabecinha No Ombro" também ficou famosa na voz de"Pirilampo e Saracura", famosa "Dupla Fictícia" da novela "O Rei do Gado", em 1996, na Rede Globo, formada por Almir Sater e Sérgio Reis.