×

Biografia de Popa Chubby

Popa Chubby nasceu como Theodore Joseph Horowitz, em 31 de março de 1960 no bairro do Bronx de Nova Iorque. É uma figura imponente e que sem duvida vale a pena conhecer, não sem motivo é conhecido como o Rei do Blues de Nova Iorque.

Popa relata seu primeiro contato com a musica foi em uma “jukebox” na loja de doces de seus pais, onde se ouviam os sucessos dos anos sessenta, soul e R & B. Nomes como Otis Redding, Wilson Pickett, Aretha Franklin e Marvin Gaye despertaram seu prazer pela musica. Seus pais eram grandes fãs de Rhythm and Blues, possuindo uma grande coleção de discos que viriam a influenciar sua formação musical.

Com apenas 6 anos de idade começou a tocar bateria, um ano depois seu pai o levaria a um concerto no Madison Square Garden para ver um show de Chuck Berry; esse show mudou a vida do jovem Ted. Aos nove anos seu pai faleceu e Popa vai morar com seus avós, foi quando decidiu abandonar a bateria definitivamente.

Eram os anos 70, nas rádios se ouviam Led Zeppelin, Johnny Winter, Jimmy Hendrix e The Rolling Stones. Popa teria sua primeira guitarra com 16 anos. Logo faria “covers” de seus ídolos, tocando todos os estilos musicais. Em 1984 enquanto jogava basquete no Central Park conheceria o cantor e compositor Pierce Turner que produziria seu primeiro álbum “The Sky and The Ground”.

Em 1990 foi criada a Popa Chubby Band. O nome artístico foi inspirado em uma musica que Bernie Worrell do Parliament/Funkadelic cantava durante uma “Jam session” . Popa relata: “… ele estava cantando uma canção chamada “Popa Chubby” e apontou para mim. Popa Chubby, significa, basicamente, ficar animado. O núcleo da minha música é sobre a emoção. Acho que a música deve fazer as pessoas se sentirem vivas…”

Popa criaria seu próprio selo discográfico chamado de Popa Chubby Productions, com o qual produziria não somente seus trabalhos, mas de outros artistas independentes.

É um musico urbano e engajado politicamente como pode se comprovar no seu álbum “Peace, Love and Respect” onde critica a guerra contra o Iraque e sai em defesa da primeira emenda. Gravaria álbuns na Europa, o que lhe rendeu varias turnês de sucessos pelo velho mundo, onde é bastante conhecido e apreciado. Sua mistura de blues, jazz, rock, funk, soul e rap daria origem ao chamado “New York City Blues”.

Popa é um musico cativante, tanto por sua qualidade musical como por sua presença física.