×

Biografia de Probot

Probot (USA) - Póst Grunge, Rock Alternativo

Probot é o mais novo projeto paralelo do ex-Nirvana e atual líder do Foo Fighters, Dave Grohl. Nesse projeto Heavy Metal, Grohl é quem toca todos os instrumentos enquanto os convidados ficam nos vocais.

"Não é um disco que vai mudar o mundo ou vender milhões de cópias", disse Grohl à revista Time. "É apenas um tributo a todos aqueles caras que eu admiro desde os 16 anos."

Entre os convidados que participam do primeiro CD estão Max Cavalera, Lemmy e Kind Diamond. Dave Grohl comparou Probot ao CD "Supernatural" de Santana. Ele disse que o que o guitarrista mexicano fez não é muito diferente do que ele está fazendo.

Quem é Dave Grohl?
Desde cedo tocava bateria em muitas bandas punk, e aos dezesseis anos, no começo da década de 1980, entrou para a banda Scream. A primeira vez que Dave viu o Nirvana tocando foi durante uma turnê européia do Scream. Depois, com a turnê cancelada, término da banda Scream e ainda alguns problemas financeiros ele ligou para Buzz Osborne, um amigo que conhecia Kurt e Krist, pegou o telefone de Krist, ligou para ele e foi para Seattle. Chegando, tocou com os dois, que na época tocavam, provisoriamente, com Dan Peters, baterista do Mudhoney. Kurt e Krist perceberam que ele era o baterista que eles estavam procurando e Dave entrou para a banda.

Em 1994, com a morte de Kurt Cobain, a banda acabou. Dave, junto com seu amigo Barret Jones entrou num estúdio profissional e gravou algumas coisas que, mais tarde, dariam origem ao primeiro CD do Foo Fighters. Ele gravou todos os instrumentos, fez cem cópias da fita e mandou para amigos. Logo, várias gravadoras se interessaram e, junto com Nate Mendel (baixo), William Smith (bateria), Pat Smear (guitarra), Dave assumiu os microfones e formou o Foo Fighters. Hoje a formação não é mais a original, juntaram-se a Dave e Nate, no lugar de William e Pat, Taylor Hawkins, ex-baterista da Alanis Morissette, e Chris Shiflett na guitarra.

Brigas com o Nirvana:
Enquanto estava com o Nirvana, Dave ficava frustrado por não gravarem suas músicas e costumava soltar piadinhas em entrevistas, como: "O que o baterista disse antes de ser demitido? Ei, pessoal, vamos tentar uma das minhas músicas!". Ele e Krist Novoselic, Dave principalmente, costumavam brigar muito com Kurt por causa de seu vício em drogas. Durante as gravações do MTV Unplugged in New York, Kurt queria que Dave gravasse o violão em uma das músicas ao invés de bateria, já que o som da bateria estava muito alto e abafava o violão de Kurt, Dave não quis. Kurt disse que se Dave estivesse incomodado, poderia sair da banda. A sorte foi que um dos produtores tinha levado baquetas para acústicos.

Vida Pessoal:
Dave envolveu-se no ínicio dos anos 90 com a Riot Grrrl , Kathleen Hanna da banda Bikini Kill e com a baixista da banda L7, Jennifer Finch. Dave Grohl casou-se duas vezes. A primeira vez foi com a fotógrafa Jennifer Youngblood de 1993 à 1997. Depois do divórcio, Grohl teve relacionamentos com Louise Post de Veruca Salt, com a artista solo e também com a baixista da banda Hole , Melissa Auf der Maur, e com uma snowboarder profissional, chamada Tina Basich.

Finalmente ele casou-se com sua segunda esposa, uma produtora da MTV chamada Jordyn Blum em 2 de Agosto de 2003, em Los Angeles. Entre os convidados para a cerimônia estavam Clive Davis, Jack Black, e seu ex-companheiro de Nirvana Krist Novoselic. No dia 15 de Abril de 2006, Grohl e sua esposa comemoraram a chegada de sua primeira filha, Violet Maye. Seu nome foi escolhido em homenagem à avó materna de Dave Grohl. Em 17 de Abril de 2009, nasceu a segunda filha do casal, Harper Willow.

Em 2002, ele participou do CD "Songs For The Deaf" da banda Queens of the Stone Age tocando bateria e fazendo alguns shows.

Dave também participou do filme "Tenacious D, a palheta do Destino" e no clipe "Tribute" da banda Tenacious D, formada por Jack Black e Kyle Gass, fazendo o papel do demônio no filme, além de participar como baterista de todo o álbum The Pick of Destiny.

Em 2009, junto com John Paul Jones (Led Zeppelin) e Josh Homme (Queens of the Stone Age), Grohl formou a banda Them Crooked Vultures, na qual ele toca bateria.

Além disso, Dave já tocou com os músicos mais importantes do mundo, sendo em shows ou participações em programas, dentre eles:

* Bruce Springsteen
* Chris Martin
* David Bowie
* Eagles of Death Metal
* Eddie Vedder
* Foo Fighters
* Gnarls Barkley
* Jack White
* Jimmy Page
* John Paul Jones
* Juliette Lewis
* Lars Ulrich
* Lemmy Kilmister
* Nirvana
* Paul McCartney
* Peter Frampton
* Queen
* Rush
* Queens of the Stone Age
* Red Hot Chili Peppers
* R.E.M.
* Serj Tankian
* Tenacious D
* The Prodigy
* Tom Petty & The Heartbreakers
* Max Cavalera

Discografia:

Junto com o Foo Fighters, Dave Grohl já lançou 7 discos, incluindo um disco ao vivo em 2006: