×

Biografia de Rafael Bittencourt

Rafael Bittencourt (BRA) Heavy Metal

Tudo começou quando toda minha família costumava reunir-se na casa do meu avô (Edgar Bittencourt) aos domingos a noite para tocar e cantar algumas melodias folclóricas brasileiras. Os direitos do meu avô foram cessados durante a ditadura militar, então, já que não éramos permitidos de trabalhar, todos nós nos juntávamos para animá-lo. Isso se tornou um grande encontro familiar. Todos nós podíamos cantar, contar piadas, estórias engraçadas, etc. Eu era bem novo (de 4 a 12, que eu me lembre) mas aquela atmosfera boa que aquela música criava e fazia todos esquecerem os problemas, me fascinava.

Então, após a morte do meu avô, em 1983, eu herdei o antigo violão acústico da minha tia e comecei a aprender a tocar. Depois disso, eu tenho corrido atrás de informações e tentado aprender a tocar meu instrumento sempre que pudesse.

Eu morei por um ano nos EUA, o que me ajudou para que eu tocasse e escrevesse, mas foi na Universidade Santa Marcelina, em São Paulo onde eu me formei como compositor e regente que eu me senti pronto para começar numa banda profissional.

Eu comecei no Angra num período em que as bandas grunge estavam surgindo e as bandas glamurosas de heavy metal estavam em baixa. No meio de todas essas mudanças de cursos, algumas bandas de metal melódico da Europa (Gamma Ray e Helloween) e algumas de prog metal americanas (Dream Theather e Fates Warning) surgiram, como bandas de músicos virtuosos e escrevendo canções cheias de melodia e emoção.

Tudo isso deveria ser combinado com o jeito sofisticado de compor vindo do período clássico, e nós adicionaríamos algumas de nossas músicas folclóricas e cultura brasileira e essa era a química para uma banda sem igual.

Eu pensei no nome Angra que eu acho ser forte para o projeto. Esse nome existe desde os tempos egípcios e aparece em diversas culturas com diferentes significados. Sempre relacionados a palavras misteriosas e poderosas. A banda começou há 15 anos. Temos conquistado muitas vitórias juntos e várias outras ainda estão por vir. Eu agradeço a Deus e a todos que nos ajudaram a chegar até aqui.