×

Biografia de Rappin Hood

Rappin Hood, o próprio nome já diz herói e respeitado por todos no meio rap! Nascido no bairro do Limão, em São Paulo, com 19 anos de carreira, o músico teve boa parte da sua infância em Araraquara, terra natal de sua família, onde era levado pelas mãos da avó para ensaiar no coral da igreja católica. No Point do Rap “metrô São Bento”, Hood aprimorava suas músicas e letras e trocava experiências cantores como Thaide e DJ Hum.

A batucada era feita nas latas de lixo que ficavam dentro da estação todos os sábados. Nos anos 80, Rappin conheceu e descobriu a realidade das favelas, das comunidades e os serviços de alto-falante. Foi nesta época que passou a admirar os sambas de raiz: Zeca, Fundo, Jovelina. Mas seu ídolo foi Almir Guineto. Rappin foi o primeiro a fazer uma mistura que daria muito certo, o rap com o samba.

Já fez parcerias com grandes nomes da música brasileira, a exemplo Zélia Duncan, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Leci Brandão, rapper Sabotagem, Exaltasamba, entre outros. Com três CDs gravados “Posse Mente” (58 mil cópias), “Sujeito Homem” (70mil cópias) e “Sujeito Homem 2”, onde estourou seus maiores sucessos como “Sou negão”, “Rap Du Bom”, “Suburbanos”, “Vida Bandida”, “Us Guerreiros”, “Rap é o som da paz” e “Us Play boy”.

Em 2007, Rappin, começou a trilhar sua carreira como apresentador de televisão. Primeiro foi repórter do programa Metrópolis na TV Cultura. Depois ganhou seu próprio programa, o “Manos e Minas”, líder de audiência na própria emissora. Sua carreira rendeu vários prêmios. Em 1996, recebeu o prêmio revelação da equipe Rap Soul Funk; em 1999, foi revelação do ano no prêmio Hutuz; em 2003 ganhou o troféu Personalidade do Ano no prêmio Hutuz e em 2008 foi vencedor da edição do prêmio Orilaxé, na categoria melhor cantor.