×

Biografia de Sergio Mallandro

Sérgio Mallandro (ou ainda Serginho Mallandro) ainda morava no bairro de Marechal Hermes, no subúrbio carioca, quando foi descoberto por Silvio Santos, que o colocou em alguns quadros de seu programa dominical. No Cidade contra Cidade, a equipe de Mallandro certa vez teve como tarefa visitar o iate de Roberto Carlos, o Lady Laura.

Uma curiosidade: ao contratar Sérgio Mallandro, dispensou uma jovem modelo de cabelos loiros, gaúcha de nascimento e moradora do bairro de Bento Ribeiro, subúrbio carioca. Seu nome era Maria das Graças Meneghel, a Xuxa. Nas entrevistas que concede, Mallandro conta que Sílvio jamais se perdoou pelo erro que cometeu. "Você foi a pior escolha da minha vida", foram as palavras do empresário, segundo Mallandro.

Com a inauguração do SBT, Mallandro passou a participar do programa de auditório O Povo na TV, que era apresentado por Wilton Franco, Wagner Montes, Christina Rocha e Roberto Jefferson, além do próprio Mallandro.

Obteve grande sucesso nos anos 80 e 90 com seu jeito moleque. Foi jurado do programa de auditório Show de Calouros por quase uma década, o que lhe rendeu o Troféu Imprensa em cinco oportunidades.

Nessa época, Mallandro fez alguns filmes. Ele participou das seqüências Menino do Rio (1981) e Garota Dourada (1984), além do filme O Trapalhão na Arca de Noé (1983), de Renato Aragão, filmado no período da separação do grupo Os Trapalhões. Mallandro ainda protagonizou o filme As Aventuras de Sérgio Mallandro (1985), que contou com as participações de Pedro de Lara, Mara Maravilha, Alexandre Frota e do grupo Absyntho.

Ainda no SBT, apresentou o programa infantil Oradukapeta, onde criou sua mais famosa atração, a "Porta dos Desesperados". Neste quadro, os participantes escolhiam entre três portas, sendo que atrás de uma delas havia prêmios (brinquedos, bicicletas, etc) e nas outras havia "monstros" fantasiados. Mallandro ainda perguntava se a criança não queria trocar de porta, ou se não queria ficar com um brinquedo ao invés de abrir a porta. É considerado um ícone da cultura trash no Brasil. Outros quadros famosos foram o goleiro Mallandrovisky e o Super Mallandro.

Trocou o SBT pela Rede Globo em 1990. Na nova emissora, apresentou o Show do Mallandro, após ter participado como aluno do programa Escolinha do Professor Raimundo. Mallandro substituiu a amiga Xuxa no Xou da Xuxa em duas oportunidades, durante as férias da apresentadora. Apresentou com a loira o programa semanal Paradão da Xuxa. A dobradinha se repetiu no cinema, no filme Lua de Cristal, em 1990. Sérgio Mallandro ainda protagonizou os filmes Sonho de Verão (1990) e O Inspetor Faustão e o Mallandro (1991), ambos da Xuxa Produções. Em 1994, saiu a Globo e retornou ao SBT para apresentar o Programa Sérgio Mallandro.

Na Rede Manchete e na TV Gazeta, apresentou os programas Festa do Mallandro, Allegria Geral, Muleke Mallandro, Gallera do Mallandro e Programa Sérgio Mallandro.

Seu programa na TV Gazeta causava controvérsia ao exibir a seu lado modelos seminuas (as chamadas "Mallandrinhas") e ao veicular inúmeras pegadinhas entre populares. Gravou participação especial no CD da banda de heavy metal fictícia Massacration, formada por seus fãs do grupo humorístico Hermes e Renato.

Atualmente, pai de três filhos, Mallandro se consagrou também como ícone cult, ao participar de diversas festas que relembram os anos 80, e também sendo patrono de diversas turmas universitárias, que resgatam seu ídolo de infância para animar formaturas, fazer discursos e etc. Sua última vez como Patrono de uma turma foi no mês de agosto de 2007, sendo homenageado pelos formandos das Faculdades Integradas Hélio Alonso - Facha.