×

Curiosidades sobre Serial Experiments: Lain

Enviar curiosidade >
  • Existem outras referências a marca Apple na série, devido ao fato de que seu criador é um usuário ávido dos Macs.
  • No primeiro episódio, Weird, a aula de Informática básica apresenta comandos de computador com estrutura similar a linguagem C.
  • Sabia que no design original de Lain, era para ela possuir várias argolas douradas espalhado pelo cabelo?
  • Em outro episódio, Society, pode-se ver Lain programando seu PDA. No caso, a linguagem que aparece a linguagem LISP. Detalhe: Lisp é uma linguagem muito usada em programação para estudos de inteligência artificial e sistemas especialistas, o que aparece bastante em Lain. O programa que aparece na tela é um código exemplo de algoritmos genéticos. Acredita-se que o uso da linguagem LISP é uma referência aos Apple Newton, que tem aparencia parecida com o PDA de Lain e possuiam uma linguagem de programação (Dylan/NewtonScript) com sintaxe derivada do o Lisp.
  • O sistema operacional fictício utilizado na série, o Copland OS, possui telas geradas pelo NextStep (conforme pode-se ver pela extensão "app" dos arquivos), sistema criado por Steve Jobs após sair da Apple, que mais tarde deu origem ao Mac OS X, que hoje é utilizado nos PCs da marca, como pode ser observado no computador do pai da personagem principal. O nome Copland OS era o codinome de uma versão que estava sendo desenvolvida no começo dos anos 90 que foi engavetada antes de Steve Jobs retornar a Apple. Os computadores também são bem similares aos Apple - sendo os NAVI portáteis baseados nos Apple Newton (inclusive na linguagem de programação, já que eles usavam um dialeto similar ao LISP) e o primeiro computador da personagem principal (o vermelho) sendo baseado no Macintosh comemorativo de Vigésimo Aniversário. A voz que anuncia a série também é produzida pelo Mac OS. é a voz chamada "Whisper", que vem, até hoje, instalado de fábrica. O destaque ao "Be" no "To Be Continued" do final é uma referência ao BeOS, sistema desenvolvido pela empresa de Jean Louis Gasset, importante ex-funcionário da Apple.
  • Nas vinhetas do "BoogiePop Phantom" que passam antes de entrar o intervalo comercial ; a voz que fala o nome da série é a mesma usada nas chamadas dos episódios da Lain
  • O conceito da "Weird" e do anime em si, foi também influência no desenvolvimento do longa The Matrix (1999) dos diretores Andy Wachowski e Larry Wachowski.

Mais tocadas

Ouvir Serial Experiments: Lain Ouvir

Biografia

Ver completa >
Serial Experiments Lain é uma série anime japonesa de 1998 com 13 episódios. Com o objetivo de analisar o publico para um tema considerado inovador em sua época. Um dos animes com maior repercussão nos Estado Unidos, comparado ao maior...

Fotos

Ver mais fotos >

Artistas relacionados

Ver mais >