×

Biografia de Shinhwa

Shinhwa é uma boyband sul coreana formada por seis integrantes, Eric, Minwoo, Dongwan, Hyesung, Junjin e Andy. Shinhwa debutou em 1998 pela SM Entertainment, e em 2008 fez história na música como a boyband de maior longevidade da Coréia do Sul. Eles estão juntos até hoje e celebraram seu décimo aniversario em 24 de março de 2008. Seu nome, Shinhwa, é a palavra coreana para "mito" ou "lenda".

Shinhwa é popular e famoso por todo o leste asiático, e eles já se apresentaram na América, Austrália e até mesmo na Coréia do Norte. Com uma mistura de pop, R&B, hip hop e rap, e uma combinação de baladas românticas e faixas dançances, Shinhwa teve uma carreira de constantes mudanças de estilo até se tornarem um dos mais populares grupos do momento, e ainda assim eles conseguiram manter seu estilo próprio, o que os ajudou a se manterem firme entre as outras boybands.

Shinhwa estreou em 1998 com seu primeiro álbum, apresentando a faixa Haegyeolsa como seu single de estréia. Seu álbum não obteve uma resposta significativa do público em geral, e foi o seu segundo álbum, T.O.P., lançado em 1999, que fez as pessoas realmente notarem o grupo. T.O.P. tinha faixas mais energéticas e poderosas do que o primeiro álbum, e eles mudaram seu estilo para agradar uma maior quantidade de público. A faixa Akdongbogoseo (Yo!) (do álbum T.O.P.) é uma música bastante forte e acelerada, muito similar ao estilo do H.O.T. (especialmente a música lyah!), que era muito popular naquela época - em comparação com o pop Eusha! Eusha! (do seu primeiro álbum), que foi na época de seu lançamento, o gosto do pop atual.

Em 2000 o Shinhwa lançou seu terceiro álbum, Only One, que teve mais vendas do que seus dois álbuns anteriores. Esses números provaram a extensão da fanbase crescente do Shinhwa (chamada de Shinhwa Changjo), e então no início de 2001 o Shinhwa começou sua primeira turnê, First Mythology Concert Tour.

Sua primeira turnê foi um sucesso, e em meados de 2001 o Shinhwa lançou seu quarto álbum, Hey, Come on!. Durante esse álbum, Andy deu uma pausa no Shinhwa para estudar na América. No mesmo ano, o Shinhwa começou a ganhar popularidade e sucesso no Japão, Taiwan e China. Shinwha então lançou sua coletânea de sucessos, My Choice, em Janeiro de 2002, e uma vez que Andy retornou eles lançaram seu quinto álbum, Perfect Man,, em Março de 2002 - e seu sexto álbum, Wedding, em Dezembro do mesmo ano, marcando seu sucesso como a boyband de maior longevidade da Coréia.

Enquanto Andy esteve na América, o Shinhwa também participou do Guerilla Concert, um evento no qual os ingressos são vendidos apenas algumas horas antes, e os artistas entram no palco vendados e não podem ver o tamanho da sua audiência. A audiência é solicitada para se sentar em total silêncio até o momento de se retirarem as vendas dos artistas. É um evento muito emocionante tanto para artistas quanto fãs, e o Shinhwa, especialmente Junjin, derramou lágrimas durante todo o tempo. Se o número de 10.000 pessoas na audiência for atingido, há uma performance especial, mas se não o evento termina. Shinhwa consegui o objetivo e atingiu um total de 11.569 fãs – que foram, na verdade, mais de 15 mil presentes, mas quem chegou depois das 20h era, pelas regras, não contabilizado no total. Infelizmente, durante a apresentação, Hyesung machucou seriamente seu joelho.

2003 contou com o concerto The Everlasting Mythology, o lançamento de seu primeiro álbum denominado Winter Story, e a turnê Winter Story Tour, bem como o final de seu contrato com a SM Entertainment. Muitas fãs se preocuparam que o final do contrato do Shinhwa com a SM Entertainment, em 2003, causasse o fim do grupo, mas isso não aconteceu. Shinhwa assinou um novo contrato com a Good Entertainment, e enquanto eles esperavam o contrato se iniciar em Janeiro de 2004, os integrantes perseguiram atividades individuais.

Eric, Andy, Junjin e Dongwan se aventuraram na carreira de atores. Eric recebeu o papel principal no drama Bulsae (também conhecido como The Firebird ou The Phoenix), que mais tarde lhe deu o prêmio da MBC Best New Actor, enquanto Andy e Junjin ganharam papéis na comédia Nonstop 4, e Dongwan teve sua primeira aparição em um filme, Dollyeochagi (também conhecido como Spin Kick ou Taekwon Boys), bem como se tornou apresentador para o SBS Inkigayo. Hyesung e Minwoo decidiram, no entanto, perseguir carreiras como cantores solo. Minwoo lançou seu álbum solo Un-touch-able sob o nome artístico de M, em novembro de 2003, enquanto Hyesung formou um trio vocal com Lee Jihoon e Kangta, denominado S, lançando seu álbum de baladas Fr.in.Cl em Setembro de 2003.

Em Agosto de 2004, Shinhwa retornou em sua nova gravadora, Good Entertainment, com seu sétimo álbum Brand New. Eles também foram selecionados para representar a Coréia no MTV Buzz Asia Awards (com Amuro Namie representando o Japão e F4 representando Taiwan), e selecionados para cantar na final. No final do ano eles lançaram o segundo álbum Winter Story, e apresentaram sua 2004-2005 Shinhwa Live in Seoul tour, que não ocorreu somente em Seul, mas também em Osaka e Tókio. No topo desses sucessos, o Shinhwa recebeu o maior número de prêmios que qualquer outro artista naquele ano, somando no total 13 premiações, incluindo Melhor Artista do Ano, Melhor Artista Masculino, Melhor Artista de Dança e o Overseas Choice Award (Escolha da Audiência Internacional).

Shinhwa lançou um single especial de verão em 2005, chamado Summer Story Tropical, e Minwoo lançou seu single solo If You... e seu segundo álbum solo IInd Winds; e Hyesung lançou seu álbum solo de estréia Love of May. Eric estrelou como personagem principal no drama Super Rookie, e novamente recebeu o prêmio da MBC de melhor ator. Ele fez sua estréia como ator de filmes em A Bittersweet Life, e então atuou como um dos personagens principais no filme June’s Diary (também conhecido como Bystanders). Andy se tornou o apresentador do SBS Inkigayo quando Dongwan deixou o posto, depois de mais de 2 anos apresentando o programa.

O mais notável evento de 2005, no entanto, foi o show de TV Let's Cokeplay Battle Shinhwa, um reality show realizado pelo grupo no qual o objetivo era procurar um novo Shinhwa. O programa aconteceu por conta da Good Entertainment, a MNet e a Coca-Cola, e durou 8 meses, tendo mais de 1.800 inscrições pela Coréia, para as audições. O show final ocorreu em 04 de Novembro, no Olympic Park, em Seul, onde o Shinhwa escolheu, dentre os 12 finalistas, os 6 que formariam o "novo Shinhwa". Os 6 vencedores se tornaram a boyband Battle, que estreou em 2006. Duas finalistas femininas também foram escolhidas pelo Shinhwa, para serem treinadas como artistas solo.

Shinhwa teve outro ano bastante ocupado em 2006. Eles lançaram seu sexto álbum, State of the Art, em Maio, e sua turnê State of The Asia Tour começou dois dias depois, acontecendo em Seul, Xangai, Busan, Bangkok, Cingapura, Tókio e Osaka. Eles então lançaram seu single Japonês Bokura no kokoroniwa taiyou ga aru em junho e seu álbum japonês Inspiration #1 em Agosto. Shinhwa também continuou o trabalho nas carreiras solo. Junjin fez sua estréia como cantor solo em Novembro de 2006, com o single Love Does't Come, e Andy se tornou um dos apresentadores do MBC Goldfish Theatre (também conhecido como Golden Fishery). Minwoo fez dois shows em Janeiro de 2006, chamados de M's Girlfriend, e então teve sua estréia em filmes, como um dos personagens principais do filme Wontak's Angel (também conhecido como Holy Daddy), atuando ao lado de Haha. No final do ano, Minwoo voltou a se apresentar como M, fazendo um concerto promocional no Seoul Melon AX em dezembro, e participando do primeiro single do SAT. Eric participaria de outro drama, Wolf, mas ele precisou cancelar depois de se machucar durante um show. Depois de se recuperar, Eric aceitou um dos papéis principais do drama Invincible Parachuting Employee.

2007 chegou, e Eric estrelou outro drama, Que Sera Sera, enquanto Dongwan esteve no drama da SBS The Person I Love. Andy deixou a posição de apresentador tanto do SBS Inkigayo quanto do Goldfish Theatre. Em Março, Minwoo lançou seu primeiro álbum solo, Live Works Album 2006-2007, e fez um show com o mesmo nome no Japão. Kim Dongwan finalmente lançou seu primeiro álbum solo, Kim Dongwan Is, em Julho de 2007, enquanto Shin Hyesung lançou seu segundo álbum em Agosto de 2007, The Beginning: New Days. Rumores disseram que Eric lançaria um álbum solo, porém o ano transcorreu sem que isso acontecesse. Em Dezembro de 2007 o Shinhwa lançou seu terceiro álbum Winter Story, dessa vez contando com apenas 03 músicas. No mesmo mês, o Shinhwa realizou sua turnê Shinhwa Forever Tour, com concertos em Saitama no Japão e Xangai na China.

A turnê Shinhwa Forever Tour não se encerrou com o ano de 2007. Em 2008 o Shinhwa lançou seu nono álbum, de nome Shinhwa 10th Anniversary, e com ele realizou duas apresentações em Seul, comemorando os seus 10 anos e suas últimas apresentações como grupo. Eric e Dongwan se alistarão no exército em 2008, e, portanto, o grupo se separará e retornará somente após todos os integrantes terem servido o exército.