×

Biografia de Silver Apples

Silver Apples foi uma dupla estado-unidense de música Eletrônica e Psicodélica formada em Nova Iorque, composta por Simeon Coxe III no sintetizador e Danny Taylor na bateria. O grupo esteve ativo entre 1967 e 1969, antes de ser reformado em meados da década de 1990. Foi um dos primeiros grupos a utilizar a música eletrônica no contexto do rock, antecipando não somente a música eletronica experimental e o krautrock da década de 1970, mas também a dance music e o indie rock da década de 1990.


O grupo surgiu a partir da banda de rock The Overland Stage Electric Band. Simeon era o vocalista, mas começou a também incorporar um oscilador de áudio durante os concertos, reduzindo cada vez mais o papel dos outros integrantes até que o grupo reduziu-se a somente Simeon e Taylor. Passaram então a chamar-se The Silver Apples, uma referência ao poema de William Butler Yeats The Song of the Wandering Aengus.

Assinaram contrato com a Kapp Records e lançaram seu álbum de estréia em 1968, Silver Apples, e logo depois o compacto "Oscillations". No ano seguinte lançaram um novo álbum, Contact. Já o terceiro álbum foi gravado em 1970, mas não foi lançado, com o fim do grupo.


Em 1994, a gravadora alemã TRC lançou um bootleg com os dois álbuns previamente lançados, e o intenso interesse pelo trabalho do grupo acabou resultando na reunião da banda, em 1996. O famigerado terceiro álbum desconhecido foi lançado em 1998 com o nome The Garden. Nos anos seguintes, o Silver Apples lançou diversos álbuns de novo material. Em 1999, a van de turnê do grupo sofreu um acidente, quebrando o pescoço de Simeon.