×

Biografia de Smoke City

A banda inglesa Smoke City conta com a presença da brasileira Nina Miranda em sua formação. O resultado é uma mistura entre diversos estilos musicais que garantem o som inovador de seu trabalho

Uma combinação de Acid Jazz e Trip Hop mesclados à brasilidade da Bossa Nova e do Samba. Essa é a ousadia da banda Smoke City, uma das precursoras da New Bossa, ou Bossa Eletrônica.

Influenciada principalmente pela música de Sérgio Mendes, Toquinho, Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Tom Jobim e Gal Costa, Nina conheceu os outros integrantes por ser brasileira e gostar de MPB.

“Mark Brown, o DJ , tecladista e programador do Smoke City, discotecava no clube que eu freqüentava em Londres, onde tocava Reggae, disco, Funk e Música Brasileira, o que é bem raro por aqui", conta Nina.

Foi Mark quem escolheu o nome Smoke City (Cidade Esfumaçada) para o trio. "Ele estava em Salvador (BA) para se encontrar com alguns músicos de percussão. Na praia ensolarada, ele pensava em Londres e na neblina que envolve a cidade. Além disso, tem tudo a ver com a nossa música, que é cheia de atmosfera.", diz Nina.

"O Chris Frank, que toca guitarra, baixo, teclado e percussão, foi apresentado pelo organizador da coletânea "Rebirth of Cool'.

Logo percebi que tínhamos muito em comum, pois ele também é fã de MPB”, acrescenta a cantora em entrevista à Folha de São Paulo.

Formada em 1996, a banda inglesa conta com a fundamental participação da brasileira Nina Miranda nos vocais, que garante ainda mais autenticidade para a receita.

Sua gravadora é a Jive/Zomba. Você já deve ter visto um de seus clipes na MTV ou no TVZ, como Mr Gorgeous ou Águas de Março (Joga Bossa Mix).

No Brasil, seu primeiro disco - Flying Away (1997) - foi editado pela Virgin. Provenientes da inglaterra também existem singles: "Mr Gorgeous", "Underwater Love", "Joga Bossa" e "With You".

O resultado dessa mistura pode ser conferido no trabalho lançado em 1997 pelo grupo, intitulado
“Flying Away”, que ganhou projeção mundial.

O Trip Hop, uma das influências da banda, tornou-se praticamente um lugar comum dez anos depois que a banda surgiu.

O som “lounge”, como muitas vezes é definido a mistura eletrônica Lo-Fi (Low Profile), toma conta do cenário musical com bandas como a norte-americana Massive Attack e a inglesa Portishead. Smoke City, no entanto, ainda diferencia-se ao mesclar o Trip Hop com estilos brasileiros.

As letras trazem ainda uma dose generosa de sensualidade e ironia - e extrapolam as definições musicais se tornando referência em diversos estilos, inclusive no Trip Hop, embora esse estilo seja caracterizado como o Blues do Eletrônico, por ser carregado de boa dose de introspecção.

A música "Águas de Março", de Tom Jobim, ganhou o nome de “Joga Bossa Mix” e traz uma letra divertida e completamente diferente da original.

Brinca com palavras em português, como abacaxi, surfista, sambista e banana, e suas respectivas traduções e sotaques para o inglês.

“Foi uma boa maneira de mostrar a Bossa Nova. Tentei ser irônica, pois sei que as pessoas da Inglaterra conhecem apenas os clichês do Brasil. É uma brincadeira com as palavras. Além disso, a letra pode aumentar o interesse do público para a música brasileira, assim como aprendi francês depois de ouvir ‘Michelle’, dos Beatles", explica Nina.

O segundo álbum da banda, Heroes of Nature, de 2001, não foi tão acolhido pela crítica quanto o primeiro. Após esse trabalho, cada um dos integrantes do Smoke City partiu para outros projetos.

A sensualidade bem-humorada do Smoke City, que pode ser conferido em “Underwater Love”, deu visibilidade a banda. As letras e apresentações têm um tom de sátira e a parte instrumental é carregada de sensualidade. A banda ficou conhecida pelo single
“Underwater Love”, que foi das músicas mais escutadas do ano de 1996 aquando da sua utilização num anúncio televisivo para a marca Levi’s.

Primeiro registro musical da banda, que traz a música "Underwater Love" (faixa que abre o álbum "Flying Away", lançado no Brasil em setembro de 1997. "Underwater Love" foi parar na trilha de um comercial da marca de jeans Levi's, que mostrava um homem sendo salvo por um grupo de sereias e garantiu à Smoke City a guinada de seu trabalho na Europa.

Em 1997 lançaram o seu primeiro álbum, Flying Away, que incluía, para além de “Underwater Love” outras músicas que se vieram a revelar pequenos sucessos comerciais, como “Mr. Gorgeous” e “Águas de Março (Joga Bossa Mix)”.

Flying Away foi um álbum eclético, que venceu no circuito comercial à custa dos seus singles fortes (essencialmente o sucesso que “Underwater Love” obteve com os anúncios publicitários, tornando-se um dos sons do Verão de 1996) e da sensualidade da voz da vocalista brasileira Nina Miranda.

Apesar da difícil categorização é quase sempre referido nas listas dos álbuns marcantes do Trip Hop (a música de Bristol que, depois dos lançamentos de álbuns de Massive Attack, Portishead e Tricky, estava então no seu auge), embora ao utilizar frequentemente as sonoridades exóticas do Bossa Nova se afaste um pouco dos cenários urbanos típicos deste estilo musical.

Heroes of Nature foi lançado em 2001 mas sem sucesso praticamente nenhum. Ignorado pela crítica e pelo público, tornou-se uma espécie de “álbum fantasma” cuja existência ainda hoje muitos apreciadores de Flying Away desconhecem.

Membros
Nina Miranda - Vocals, fx
Mark Brown - Programming, turntables, keys, percussion, vocals, fx
Chris Franck - Guitar, keyboards, percussion, bass, vocals