×

Biografia de Solefald

Solefald é uma banda de Avant-Garde Metal e Black Metal originária da Noruega. Em Agosto de 1995 Lars e Cornelius iniciam um projeto, a que deram o nome de Solefald, que significa a queda do sol, ou seja, pôr-do-sol. Este nome é inspirado numa obra de um artista norueguês, Theodor Kittelsen.

A primeira demo, intitulada de Jernlov (lei de ferro em português) é apresentada em 1996. Jernlov é o único álbum de tradicional black metal que a banda apresenta, uma vez que Lars decide introduzir vocais limpos e passagens de piano nas suas músicas.

O primeiro álbum, Linear Scaffold, é apresentado pela gravadora Avantgarde Music, em 1997. Este álbum tem vocais em inglês e norueguês.

Em 1998 a banda fez a sua primeira e única tour, em conjunto com as bandas Tristania e Haggard. Para esta tour foram contratados o guitarrista John Erik Jacobsen (também conhecido como Didrik von PanzerDanzer), o baterista Tarald Lie e o baixista Jens-Petter Sandvik (ex-Dimmu Borgir).

Ainda neste ano Lars tocou bateria no álbum Black Shining Leather da banda de black metal Carpathian Forest. Em Julho de 1999 Cornelius foi convidado pela banda de gothic metal Monumentum para cantar as músicas "Black And Violet" e "The Colour of Compassion".

Neonism é apresentado a 24 de Setembro de 99. Este álbum possui influências de Black Metal, Pop, Música Clássica, Punk, progressive Metal e Trip Hop. Os vocais são em inglês e francês.

Depois do lançamento deste cd, a banda decide fazer uma pausa. Entretanto, Lars juntou-se á banda Borknagar como teclista.

Em 2001 Pills Against The Ageless Ills, o terceiro álbum da banda, é lançado a 19 de Setembro, pela gravadora Century Media. Este álbum tem como base alguns contos escritos por Cornelius, que contam a história de dois irmãos Pornographer Cain e Philosopher Fuck, e dos dias que antecederam as suas mortes.

Dois anos depois, a 24 de Março, In Harmonia Universali faz a delícia dos fans. O álbum contém 10 faixas, sendo que as letras são escritas em alemão, norueguês, francês e inglês. Foi incorporado no álbum partes de saxofone e violino. Ainda em 2003 Lars junta-se á banda Ásmegin e em 2004 é convidado para se integrar a banda Age of Silence, como teclista e letrista.

Nos finais de 2005 Lars e Cornelius começaram a escrever material para o próximo álbum. Como tinham muito material, decidiram lançar dois álbuns: Red For Fire e Black For Death. Os vocais femininos ficaram a cargo de Aggie "Frost" Peterson.

Nedland e Jakhell tem outras atividades para além da música: Lars é jornalista e Cornelius é escritor e poeta.