×

Biografia de Sparklehorse

Sparklehorse foi uma banda norte-americana de rock alternativo liderada pelo falecido Mark Linkous (9 de setembro de 1962 – 6 de março de 2010).

Entre os membros que passaram pela banda estão Scott Minor, Bob Rupe, Johnny Hott e David Lowery de Cracker. Eles se juntaram em 1995 na cidade de Richmond, nos Estados Unidos.

Em 1996, durante a turnê da banda pela Europa com o Radiohead, o vocalista Linkous provocou uma overdose com a combinação de antidepressivos, valium, álcool e heroína em um quarto de hotel em Londres. Inconsciente com suas pernas dobradas sob seu corpo durante quase 14 horas, o acúmulo de potássio resultante fez com que seu coração parasse por alguns minutos após seu corpo ser erguido. Ele passou por uma cirurgia e quase foi necessário amputar as duas pernas.

Depois de ficar seis meses na cadeira de rodas, Linkous lançou com o Sparklehorse o álbum “Good Morning Spider” (1998), com um tom mais sombrio e profundo. “It’s a Wonderful Life”, lançado em seguida em 2001, seria o álbum preferido de Linkous. A banda ainda lançou “Dreamt for Light Years in the Belly of a Mountain”, em 2006.

Linkous se suicidou em Knoxville, no Tennessee, no dia 6 de março de 2010, com um tiro no peito.

Uma série de pessoas no mundo da música lamentaram a perda de Linkous, incluindo Patti Smith, Colin Greenwood, do Radiohead, Chris Walla, do Death Cab For Cutie, e Steven Drozd, do The Flaming Lips.