×

Biografia de Sylvain Cossette

Sylvain Cossette nasceu 8 de maio de 1963, na cidade de Grand-Mère, na região de Mauricie de Québec, a 11 de 12 crianças (7 meninos e 5 meninas). Vive na Rive-Sud área de Montréal com sua esposa Lucie Trudel e suas duas filhas, Elisabeth e Judith, os três grandes amores de sua vida.

Sua carreira musical começou em 1984 como vocalista da banda Inglês-Rock Paradox. Um quarteto que incluía François seu irmão na guitarra. O grupo lançou dois discos, e no Juno Awards 1990 foram nomeados para "Mais Promissor Canadian Group of the Year".

Embora conhecido por sua voz, Sylvain é também compositor . Especialmente impressionante quando se lembra que ele não ler música. Ele tem mais de trinta baixos e guitarras em casa, uma coleção que inclui Rickenbacker, Gretsch e Gibson, nomes que ficou famosa por seus ídolos, mas cada música que ele escreve sempre começa com uma guitarra acústica.


Além de seus próprios álbuns, também escreveu para outros artistas, como Luce Dufaute Renaud Mélanie. Ele também co-escreveu m'oublies a música 'Si tu' com seu amigo Matt Laurent e cantou com ele em seu álbum de 2001 "Ici ou ailleurs".
Em 2005, Sylvain foi o cantor e lyrisist no haunting 'Comme une plume au vent', música tema do filme Le Survenant.


O grupo Paradox se dividiu em 1991 e Sylvain passou os próximos dois anos excursionando como backing vocal para Julie Masse e Pelchat Mario antes de assinar um contrato solo com Montréal baseado rótulo Disques Victoire.

Em 1994 ele lançou seu primeiro álbum solo Comme l'Océan, seu primeiro lançamento em sua língua nativa, o francês, e ele viajou através de Quebeque em promoção do álbum durante todo o ano seguinte.
Sylvain terminou 1995 cantando um medley do ano 10 maiores sucessos ao l'ADISQ Awards, um desempenho que lhe rendeu o reconhecimento em toda Québec.

Em 1996, ele lançou seu segundo álbum Blanc e em 1997 ele fez uma turnê como artista convidado com Lara Fabian. Durante esta visita a sua versão de 'Que je t'aime "(originalmente por Johnny Hallyday) se tornou um sucesso tal que uma nova versão de' Branco 'foi lançado a inclusão desta canção. No total, 7 singles seria retirado deste álbum e sua canção "Reviens-moi" foi proclamada "música francófona do ano" no Québec em 1998.

Durante 1999 e 2000 Sylvain desempenhou o papel de Gringoire no musical Notre-Dame de Paris em ambos os mercados europeu e Québec casts. No meio de alguma forma que ele encontrou tempo para escrever e gravar seu terceiro álbum solo, Humain, Lançado em novembro de 1999.

A turnê 'Humain "terminou em Maio de 2001 e Sylvain seguida, jogou 14 festivais em Québec durante todo o verão. Durante este tempo ele também entrou em estúdio para gravar um álbum acústico Rendez-vous. O álbum foi lançado em Quebec em setembro de 2001 e contou com novas versões de algumas de suas músicas próprias além de algumas de suas canções mais preferido por outros artistas.

Em 7 e 9 de novembro de 2001, Sylvain voltou ao papel de Gringoire pela última vez a executar em dois espectaculares concertos orquestrais de Notre-Dame de Paris com a Orquestra Sinfônica de Montreal que teve lugar na prestigiada Place des Arts. Foi uma celebração dupla, uma vez que foi após o segundo concerto que Sylvain soube que ele tinha sido atribuído um Disco de Ouro por "Rendez-vous", apenas 6 semanas após seu lançamento.

O "Rendez-vous" álbum tem sido algo de um fenômeno de Sylvain e atualmente está em status de Platina com mais de 125.000 cópias vendidas. Além disso, ele ganhou o prêmio ADISQ l'em 2002 para "Álbum Pop do Ano", o ADISQ primeiro de sua carreira depois de mais de 20 nomeações.


Em 2004 foi um pouco mais de um ano sabático para Sylvain mas ele ainda continuou a trabalhar em vários projectos de menor dimensão - um dos quais era um retorno triunfal à Place des Arts para duas incríveis performances solo com a Orquestra Sinfônica de Montreal.

Seu último álbum Compilação 1994/2004 foi lançado no final do ano e também significou o fim da associação de Sylvain anos 10-com Disques Victoire. No entanto, ao invés de assinatura de outro rótulo Sylvain decidiu formar sua própria companhia, Les Productions ScoSet, estar em total controle de sua própria carreira.

Sylvain em 2005 tive a honra de ser o porta-voz para esse ano "Fête Nationale" celebrações, que levou toda a província. Depois, em Setembro de 2005, ele lançou uma nova turnê, apropriadamente intitulada PT SOLO, um show intimista para marcar esta nova etapa na sua vida profissional. Este passeio também ver Sylvain reunido com seu velho amigo Matt Laurent que o acompanhou no palco para um punhado de canções.
Sylvain em 2006 criou o papel de Jonathan Harker na marca novo musical Drácula, Entre l'amour et la mort. A canção 'Mina' (tomada de estúdio do show álbum) tornando-se um hit instantâneo de rádio em estações em Québec.