×

Curiosidades sobre The Beatles

Enviar curiosidade >
  • John Lennon dormia em um caixão de defunto quando passou a dividir um apartamento com Stu Sutcliffe, no Gambia Terrace, em Liverpool, 1960.
  • Em 1966 Paul Mccartney sofreu um acidente de moto que levou a uma lenda de que Paul teria morrido e sido substituido por um sósia (Billy Shears), que está no lugar de Paul até hoje.
  • Os solos em "While My Guitar Gently Weeps" são de Eric Clapton, e não de George Harrison.
  • Paul McCartney compôs sua primeira música em 1955, aos 14 anos. Ela se chamava “I Lost My Little Girl”. Ele admitiu em uma entrevista que usava unhas postiças. Isso porque sua esposa achava as mãos dele muito judiadas pelo uso do contrabaixo.
  • John declarou em entrevistas que chegou a levar baseados de maconha para a cerimônia de entrega das Medalhas da Ordem do Mérito Britânicas, na presença da Rainha e da família real. Levou os cigarros escondidos em sua bota, cinco baseados, quatro para a banda e um de reserva para o caso de encontrar o jovem príncipe Charles.
  • Andy White, o baterista que tocou a versão definitiva do primeiro single dos Beatles "Love me do", nada ganhou além das sete libras pagas pela gravação. O produtor George Martin não gostou da levada de Ringo na música e chamou o baterista profissional Andy White para tocar, com Ringo relegado ao pandeiro. As duas versões foram lançadas, a de White no single, a de Ringo no LP "Please please me".
  • Beatles - Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, "Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?", uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam.
  • No final da década de 60 começaram os primeiros desentendimentos na banda, que tinha dificuldade para empresariar seu capital após a morte do empresário Brian Epstein. George Harrison estava descontente com a predominância das composições de Lennon e McCartney. A situação piorou quando começou o relacionamento de John e Yoko Ono. John levava Yoko para todos os lugares, inclusive para o estúdio durante as gravações, e não tinha aprovação da banda. A situação de desconforto entre eles se agravou até que em 1970 Paul anunciou o fim da banda (que já era notório), tendo lançado seu álbum solo uma semana depois
  • O título original de "Help!" foi "Eight Arms To Hold You". As primeiras tiragens do singles "Ticket To Ride" ainda traziam a inscrição "From the United Artists Release Eight Arms To Hold You".
  • Julian Lennon comprou os direitos autorais da música "Hey Jude". A música foi composta por Paul, para Julian, quando John Lennon se separou de Cinthia, mãe de Julian. A letra original era "Hey Jules, don't take it bad".
  • Segundo boatos a primeira vez que os Beatles apareceram nas paradas britânicas foi em virtude de uma fraude. O próprio empresário Brian Epstein teria comprado as primeiras dez mil cópias do compacto "Love Me Do" a fim de que os Beatles imediatamente tivessem uma boa venda e despertassem a atenção do público e de gravadoras maiores.
  • O título de "Happiness Is A Warm Gun" saiu da capa de uma revista de armas de George Martin
  • Embora "Let It Be" tenha sido lançado depois de Abbey Road, a maior parte do material havia sido gravada antes de "Abbey Road", para o filme "Let It Be", que nunca foi lançado
  • Beatles lideram venda de singles nos últimos 60 anos no Reino Unido. “Official Charts Company” começou a fazer essa lista em 1952, o ano em que começou a gestão da atual rainha britânica. Desde então, somente cinco nomes conseguiram vender mais de 15 milhões de singles no Reino Unido. Além de Beatles, Elvis e Cliff Richards, esse ilustre pentagrama de muitas vendas inclui Madonna (17,6 milhões) e Michael Jackson (15,3 milhões). Ao que tudo indica, a ‘era Elizabeth II’ entrou para o grupo de assuntos que fomentam a criação das famosas ‘listas da imprensa britânica’.
  • Bob Dylan foi o que inspirou a banda à usar drogas.
  • "Lucy in the Sky with Diamonds" foi um desenho feito por seu filho pequeno, Julian Lennon e o nome foi dado pela própria criança, sendo as iniciais LSD do título apenas coincidência. Não há motivos para acreditar que o nome tenha sido dado de propósito visto que caso o título fosse mesmo referente a LSD a banda não teria porque negar.
  • O primeiro nome da banda foi "The Silver Beetles" (os besouros prateados), em homenagem à banda The Crickets (os grilos), de Buddy Holy. Mais tarde o nome foi reduzido a apenas Beetles e a ortografia foi mudada para "Beatles", fazendo um trocadilho com " beat" (batida).
  • Os gritos de uma mulher sendo assassinada foram ignorados no Hilton Hotel de São Francisco em agosto de 1964. Pensaram que era apenas mais uma adolescente histérica recepcionando os Beatles.
  • O corte de cabelo característico dos Beatles foi sugerido por Astrid Kirscherr, namorada de Stuart. Stuart Sutcliffe saiu da banda por falta de interesse e veio a morrer de hemorragia cerebral alguns meses depois (segundo alguns devido a um golpe recebido numa briga de bar e segundo outros devido a uma overdose de anfetaminas).
  • A Amplifon, uma empresa de aparelhos auriculares inglesa, fez uma sondagem sobre as letras com mais calinadas somadas quando interpretadas por amadores. Inquiridas 2000 pessoas, o 1º lugar foi atribuído ao tema "When the World is Running Down" cantado por Sting, sendo o top 10 dominado pelos Police e pelos Beatles.
  • Desde seu início de carreira em Hamburgo os Beatles faziam uso, a início apenas de anfetaminas que os mantinham acordados para tocarem horas seguidas, mais tarde de maconha e finalmente LSD e outras drogas alucinógenas. A influência das drogas nas letras e estilo musical do grupo começou a se destacar a partir do disco Revolver.
  • Paul teve a idéia para a música "Lovely Rita" após ser multado por uma guarda de trânsito
  • A música "Julia" é sobre a mãe de John Lennon. O verso "ocean child calls me" se refere a Yoko Ono (Yoko significa criança do oceano).
  • Depois de uma briga com Paul McCartney, Ringo Starr saiu do grupo durante a gravação do Álbum Branco, em 68. Voltou duas semanas depois.
  • John quis colocar Hitler entre os personagens da capa de "Sgt Pepper".
  • Paul e Ringo eram canhotos e John e George eram destros.
  • A data oficial para o início da beatlemania foi 4 de novembro de 1963, quando os Beatles apareceram no Royal Variety Performance.
  • Quando os Beatles apareceram no programa de Ed Sullivan durante sua primeira visita à America, em fevereiro de 1964, não houveram assassinatos nem mesmo assaltos nos Estados Unidos durante os cinco minutos em que os Beatles tocaram.
  • Em 1965, durante uma visita a Toronto, um dos policiais responsáveis pela segurança da banda era um Sargento chamado Pepper.
  • Os The Beatles tinham um quinto integrante, que foi tirado da banda no início porque o empresário achava seu visual muito punk para banda
  • Os Beatles tinham apenas dois roadies (pessoal que cuida da aparelhagem): Neil Aspinall e Mal Evans.
  • John Lennon & Paul McCartney escreveram muitas músicas juntos no início da banda, porém a partir de um certo período, eles compunham separadamente mas assinavam juntos. Sempre na ordem: Lennon & McCartney. Em uma das entrevistas perguntaram ao John como diferenciar as músicas compostas por ele e por Paul e ele respondeu: "É fácil, é só identificar quem esta cantando".
  • A bizarra "You Know My Name (Look Up The Number)" é a música favorita de Paul.
  • O título original de "Yesterday" era "Scrambled Eggs".
  • Stuart Sutcliffe ou Stu Sutcliffe foi o primeiro baixista dos Beatles
  • A música "Sexy Sadie" é uma crítica ao líder espiritual hindú conhecido por Maharishi. Os Beatles viajaram à Índia para ouvir os ensinamentos do líder juntamente com um grupo de amigos. Lá chegando notaram que o guru estava mais interessado em Mia Farrow (mais tarde esposa de Wood Allen) que em assuntos transcedentais.
  • Os Beatles fizeram fundo musical para uma stripper chamada Shirley em um clube de Liverpool, em 1960.
  • Por algum tempo os quatro integrantes foram vegetarianos. Também tiveram fases de só tomar chá e outras de uísque com coca-cola.
  • um grande boato conhecido como "Paul is Dead" teve início em 1969. Algumas pessoas desconfiavam que Paul havia morrido em um acidente de automóvel, tendo sido substituído por um sósia. Ainda segundo o boato haveriam centenas de pistas do acontecido escondidas pelo três Beatles restantes em suas gravações, fotos e filmes posteriores... Na realidade todo o boato começou em virtude de um acidente de moto sem grandes consequências sofrido por Paul. Entre as pistas sobre a morte de Paul haviam mensagens secretas que diziam ser ouvidas ao girar os discos ao contrário, mensagens escondidas nas capas dos discos, etc
  • Não passa de lenda a história de que os Beatles teriam fumado maconha no Palácio de Buckingham, quando foram condecorados pela rainha, em 1965. A história teria sido inventada pelo grupo quando estiveram lá no dia 29 de outubro de 1964, para ser condecorado. Mas, segundo Paul MacCartney contou no livro "John Lennon" a banda escapou naquele dia não para "acender um" no banheiro, mas para fumar cigarros comuns já que isso era proibido nas dependências do palácio.
  • I Wanna Be Your Man", primeiro hit dos Rolling Stones, foi um presente de John e Paul.
  • Pete Best era filho do proprietário de um dos primeiros bares em que os Silver Beetles tocavam. Foi baterista dos Beatles até as vésperas da gravação do primeiro compacto, quando os produtores e a própria banda decidiram que era necessário chamar outro baterista.
  • George foi chamado a integrar os Beatles inicialmente tocando baixo, visto que Paul e John tocavam guitarra. Mais tarde Paul assumiu o baixo.
  • Os discos "Sgt Peppers" (Beatles) e "Piper at the Gates of Dawn" (Pink Floyd) foram gravados no estúdio Abbey Road na mesma época, mas as bandas apenas se encontraram nos corredores. Curiosamente os dois álbuns disputam o título de marcos do início do rock progressivo.
  • Durante a falência da gravadora Apple no final dos anos 60 a empresa precisava urgentemente de dinheiro e foi obrigada a vender os direitos de publicação da maioria das letras. Mais tarde Paul McCartney tentou reaver os direitos mas teve sua proposta coberta pela de Michael Jackson, que ofereceu uma quantia exorbitantemente acima do valor de mercado. Posteriormente a Sony comprou o direito de todas as músicas.
  • Paul é um excelente baterista, talvez tecnicamente comparável ou superior a Ringo. É de Paul a bateria em "Back in the USSR".
  • O personagem Father McKenzie de "Eleanor Rigby" originalmente se chamaria Father McCartney. Paul desistiu da idéia, pegou a lista telefônica e colocou o primeiro nome que achou depois de McCartney.
  • Os Beatles são a única banda a conseguir 6 álbuns de diamante: Sgt. Pepper, Abbey Road, The Beatles 1962-1966, The Beatles 1967-1970, The White Album, The Beatles 1. Logo atrás vem o Led Zeppelin com cinco.
  • O livro Guinness World Records aponta Yesterday como a canção com mais versões covers entre todas as canções até hoje escritas. A Broadcast Music, Inc. confirma este fato dizendo que, só no Século XX, Yesterday, já foi apresentada ao vivo mais de sete milhões de vezes e, até o início do Século XXI, já existia mais de 3000 versões covers em forma de gravações.
  • Quem pensou no nome "Beatles" foi John Lennon.
  • Being For the Benefit of Mr. Kite" foi inspirada por um poster de circo visto por John.
  • John Lennon e Yoko Ono se apaixonaram na época da gravação do Álbum Branco. A paixão de John era tão doentia que levava Yoko a todos os lugares, inclusive ao banheiro do estúdio Abbey Road, onde gravou o disco. Muitos viam a atitude como um sinal de união do casal, mas na verdade não passava de medo de que os outros membros do grupo flertassem com ela. Por ironia do destino, esta seria a última coisa que Paul, Ringo e George fariam. Um exemplo da antipatia que os outros três garotos de Liverpool sentiam pela japonesa é narrado em um episódio em que ela foi convidada a participar das gravações do Álbum Branco. No estúdio, George teria dito a ela: "Bob Dylan e outros amigos meus disseram que você tem uma reputação horrível em Nova York e que traz vibrações negativas. John ficou muito irritado e morreu sem entender por que não deu um soco no colega naquele dia. As más línguas também dizem que um dia John obrigou Yoko a listar todos os homens com quem já havia dormido antes de conhecê-lo.
  • A música "Good Morning Good Morning" foi inspirada em um comercial de flocos de milho
  • A música "I Need You" foi uma composição de George Harrison para sua namorada Pattie, quando ele estava nas Bahamas foi a única de suas composições a aparecer no filme Help!
  • John revelou também que a música "She Said, She Said" é sobre uma viagem de ácido e "Dr. Robert" é sobre um médico que fornecia aos artistas da época remédios que necessitavam de prescrição.
  • O pai de Ringo Starr é limpador de janelas até hoje.
  • Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, "Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?", uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam.
  • A respeito da capa do cd "HELP",muitos dizem que é a própria palavra help que os Beatles escrevem .Mas não é verdade. As posições na capa não correspondem a letras e nem formam nenhuma palavra. Embora na foto eles imitem comunicação por sinais (geralmente usados na marinha) as posições foram escolhidas ao acaso, levando em conta apenas uma boa aparência na foto. Além do mais a foto foi editada. Existem várias versões com alguns dos Beatles invertidos em relação aos outros. Você pode perceber quem foi invertido nas fotos através de detalhes como os relógios
  • A música "Maxwell's Silver Hammer" é sobre o destino. Baseada na teoria do Karma.
  • Em 30/01/09 Completou 40 anos que os Beatles fizeram sua ultima apresentação publica .

Mais tocadas

Ouvir The Beatles Ouvir

Biografia

Ver completa >
The Beatles foi uma banda de rock de Liverpool, Inglaterra, com suas raízes no final da década de 1950 e formada na década de 1960.[1][2] Constituído principalmente por James Paul McCartney (baixo, piano e vocal), John Winston Lennon (guitarra e...

Discografia

Ver mais >

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >