×

Biografia de The Black Mages

O fundador e coração do The Black Mages, Nobuo Uematsu, começou autodidaticamente a aprender piano quando tinha 12 anos de idade, por influência de seu ídolo Elton John. Seu amor por música, especialmente o rock, levou-o a seguir uma carreira musical depois que se formou no assunto na universidade.

No início, como vários colegas compositores, Uematsu começou na indústria de propaganda, compondo jingles e temas. No entanto, ele tirou a sorte grande quando uma conversa com um amigo que trabalhava numa nova companhia de games levou Uematsu a ser convidado a compor músicas para os jogos. Isso deu início a uma longa e altamente bem-sucedida carreira para ele na Square (agora Square Enix). Trabalhando na empresa, Uematsu compos muitas trilhas sonoras para videogames e outros produtos associados.

Uematsu trabalhou com vários músicos muito talentosos na Square-Enix. Suas colaborações em diversos projetos com Tsuyoshi Sekito (guitarra) e Kenichiro Fukui (teclados) e sua paixão comum por rock pesado inspiraram ele e os integrantes da recém criada banda The Black Mages a rearranjar algumas das suas primeiras composições do Final Fantasy para uma banda de rock pesado. O mini projeto completo de dez faixas (com Uematsu nos teclados/programação) foi lançado também como The Black Mages, em 19 de fevereiro de 2003.

O álbum foi bem recebido, mas foi criticado por ser rock sem instrumentos musicais típicos do rock (justificável, já que as guitarras de Sekito eram o único instrumento de rock real no álbum - os outros eram programados). Encarando isso como um desejo de dar um passo adiante com a banda, a escolha natural era fazer uma banda inteira de rock e realizar um show. Essa decisão foi tomada tanto para silenciar os críticos mas também provavelmente já era uma ambição original do projeto. Os músicos adicionais Michio Okamiya (guitarra), Keiji Kawamori (baixo) e Arata Hanyuda (bateria e percussão) completaram e expandiram a formação da banda.

O primeiro show, na virada da noite de 26 para 27 de abril de 2003, aconteceu no Shibuya AX em Tokyo. O set de 11 músicas da banda foi recebido com animação. O show foi gravado e posteriormente lançado como DVD através do fã-clube da banda. Em dezembro a banda fez um show gratuito na antiga universidade de Uematsu. Foi nesta época que a banda também fez uma aparição contribuindo com uma faixa para o álbum de trilha sonora refeito para o jogo "Dark Chronicle".

O sucesso do primeiro álbum do The Black Mages (depois relançado em 2004) e o conceito criado com um pequeno projeto espalhou-se no segundo álbum da banda: The Black Mages II: The Skies Above foi lançado em 22 de dezembro de 2004, com a formação expandida da banda e dois vocalistas (Mr. Goo e KAZCO - ex-back vocal do Do as Infinity), já que o álbum continha covers de canções além de temas instrumentais.

Dois shows intitulados 'above the sky' foram realizados no Club Citta em Kawasaki, em 22 de janeiro de 2005 e no Namba Hatch, em Osaka, cinco dias depois. Os shows contaram com Kenji Itou, que tocou em outras composições de Uematsu, assim como num grupo de techno chamado muZik. A banda tambem tocou um pequeno set num evento em Los Angeles, nos EUA, para promover seu projeto seguinte, a trilha sonora do filme de animação de Final Fantasy VII - Advent Children. A trilha sonora original do álbum foi composta pelo THE BLACK MAGES, mas os próprios músicos, e não a banda, são creditados (talvez pelo grande número de músicos que participaram do álbum). Também é interessante citar que um dos músicos que contribuiu para a música de encerramento é o ex-integrante do BOOWY, e agora famoso artista solo, Kyosuke Himuro.

O THE BLACK MAGES é uma banda bem interessante e única, que, com sorte, continuará a surpreender os fãs com mais colaborações e produções ótimas, trazendo o estilo do rock para a música de videogames.