×

Biografia de The Young Knives

The Young Knives podem ser considerados uma espécie de pioneiros dessa leva de boas bandas que a Inglaterra tem despejado no mundo nos últimos dois anos. Tendo lançado seu primeiro álbum em 2002, esses rapazes de Oxford foram descritos por algum crítico como “a banda que já fazia rock angular quando o Futureheads e o Maxïmo Park ainda não tinham saído das fraldas”.

Apesar do pioneirismo (ou talvez por causa dele), o Young Knives só começou a sair da obscuridade após o lançamento, em 2005, do EP Junky Music Makes My Heart Beat Faster, produzido pelo Gang Of Four Andy Gill. Ao longo de suas quatro belas, melancólicas e ao mesmo tempo empolgantes faixas, o EP esbanja inventividade e avisa: Young Knives é uma banda na qual se deve prestar atenção.
A relação com o requisitado produtor Andy Gill começou quando o trio enviou para ele o Nolens Volens, um CD gravado e lançado independentemente em 2004. Em comparação com esse trabalho mais antigo, o EP Junky Music Makes My Heart Beat Faster mostra uma nova orientação no som da banda. A influência de Gill parece ter podado um pouco as músicas, tornando-as menos pesadas e mais lineares. Embora o som do Young Knives tenha sofrido alterações sensíveis, ele não perdeu suas principais características, que são a originalidade e a imprevisibilidade. Recomendado para quem quer ouvir um bom rock inglês cheio de ângulos e que passa longe de fórmulas óbvias.