×

Biografia de Thereza Tinoco

Filha do ex-ministro da Educação e Cultura, Brígido Tinoco, político fluminense. Começou a tocar violão e a cantar ainda na adolescência. Estuda piano com Flávio Maia.

Como compositora, teve seu primeiro registro fonográfico na voz de Simone, que gravou sua canção "Desgosto".

Em 1978, através do produtor de discos Aderbal Guimarães, foi contratada pela gravadora RGE-Fermata, lançando, nesse mesmo ano, um compacto duplo.

Em 1979, gravou seu primeiro LP, "Sempre me acontece", destacando-se composições próprias como "Herói animal" (c/ Nilson Chaves) e "Desgosto", além de canções de outros autores como "Sábado em Copacabana" (Dorival Caymmi) e "Mentira de amor" (Lourival Faissal e Gustavo de Carvalho), entre outras. Em 1981, lançou um compacto simples contendo a canção "O viajante".

Gravou, em 1985, o LP "Batom grená", interpretando canções de sua autoria, como a faixa-título e "O lugar onde moro", além de músicas de outros compositores, como "Quem há de dizer" (Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves) e "Una mujer" (Paul Miraski e C. Olivari), entre outras.

Em 1992, lançou o CD "Ave rara", exclusivamente autoral. O disco contou com a participação de Ney Matogrosso na faixa-título, composição de sua parceria com Rosinha de Valença. Sua canção "O viajante" foi incluída na trilha sonora da novela "Baila comigo" (TV Globo).

Em 2000, lançou o CD "Algo contigo", contendo composições próprias, como "Retalhos" e "Duas moças", além de canções de outros autores, como "Meu mundo caiu" (Maysa), "Molambo" (Augusto Mesquita e Jayme Florence), "Que mal eu te quis" (Danilo Caymmi e Carlos Colla) e "Sob um cobertor" (Antônio Adolfo), entre outras. O disco contou com arranjos musicais de Ed Lincoln, além da participação de Ney Matogrosso e Paulinho Trompete.

Faz parte da Ala de Compositores do Salgueiro. Constam dos intérpretes de suas canções cantores como Simone, Marlene, Marisa Gata Mansa, Claudette Soares, Lucinha Araújo e Ney Matogrosso, entre outros.