×

Biografia de Thiago De Mello

Com uma indicação para o Prêmio Grammy, o compositor, arranjador e multi-instrumentista Gaudencio Thiago de Mello nasceu e foi criado no Amazonas, um autêntico caboclo descendente dos índios Maués. Além de ouvir os hinos e espirituais trazidos pelos missionários e ouvindo sua irmã e irmão tocando peças clássicas no piano e violino, a consciência musical de Thiago foi despertada pelos sons do vento, o ruído dos rios e os delicados cantos dos pássaros - elementos que ele incorpora em suas composições e na sua refinada percussão. Além de sua indicação individual, Thiago participou de um álbum ganhador de um Grammy, com a violonista clássica Sharon Isbin, e outro indicado para o prêmio, com o Paul Winter Consort.

Depois de seus estudos iniciais em arquitetura, Thiago se consagrou como técnico diplomado de Futebol Profissional no Brasil, dirigindo o Uberaba Clube (MG), Botafogo Futebol Clube, do Rio de Janeiro (onde se sagrou campeão brasileiro); na Colombia, com o Deportivo Cali e Unión Magdalena, vindo finalmente trabalhar no New York Generals — depois chamado N.Y.Cosmos.

Somente com sua chegada a Nova York com a idade de 33 anos, Thiago pôde realizar seu sonho de estudar o que mais gostava - música! Muitos foram os músicos que contribuíram para o seu desenvolvimento artístico, entre eles, Richard Kimball, Llew Matthews, Haroldo Mauro Jr. e Gil Evans, entre outros. Estudou violão clássico e fundou a Sociedade de Violão das Nações Unidas em 1970, a qual dirigiu por 10 anos. Ele também fundou e dirigiu a banda de Jazz da Rudolf Steiner School de Nova York, onde lecionou por 29 anos.

As composições de Thiago de Mello preservam os sons naturais e ritmos peculiares as raízes Afro-Brasileiras e ligadas aos cantos dos Índios da região amazônica, as vezes os misturando com um idioma urbano do jazz. Ele é perito em misturar uma variedade de estilos, combinando os centenários e primitivos elementos musicais da selva amazônica, com a linguagem contemporânea do jazz da cidade de Nova York. Thiago criou uma coleção especial de instrumentos chamada “Percussão Orgânica”, ou seja a arte de fazer e tocar instrumentos com materiais oriundos da natureza, os quais ele usa em concertos, gravações e em master classes pelo mundo afora.

Gaudencio Thiago de Mello e a vencedora do Grammy de 2001 Sharon Isbin, têm feito várias turnês através da Europa e dos Estados Unidos, com concertos nos mais prestigiosos teatros, tais como o Carnegie Hall, 92nd Street Y, Cathedral Saint John The Divine, Nova York, no Jordan Hall de Boston, na famosa Celebrities Series, Herbst Theatre de San Francisco, Philadelphia Chamber Music Society, Ford Center, em Toronto, Canada, Hampton Arts, Virginia, Universidade de Maryland, Ventura Festival, Aspen Music Festival, Los Alamos Arts Center, New Mexico, Juilliard School Faculty Recital Series, no Lincoln Center e em programas de rádios tais como Prairie Home Companion, Around the Corner, Guitarjam, na National Public Radio e outros. A convite da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, eles abriram a temporada de 2001 no legendário Teatro Amazonas, em Manaus, Brasil.

Gaudencio Thiago de Mello aparece como compositor, intrumentista e arranjador no CD “Journey To The Amazon”, da violonista Sharon Isbin, indicado para o Prêmio Grammy, com o saxofonista Paul Winter e no seu CD “Love Songs & Lullabies”, com a soprano Benita Valente (NBC escolheu duas peças de Thiago incluídas neste CD para serem usadas durante os Jogos Olímpicos de Verão, de 1992 em Barcelona, Espanha). Êle também aparece nos CD’s de Luiz Bonfá, “Magic” e de Carlos Barbosa-Lima “Chants For The Chief” — com quem gravou ao vivo num concerto na Inglaterra três de suas composições “Amor Sem Fim”, “Reflections” e “Canto Dos Esquecidos”, com a Wren Orquestra de Londres com arranjos de Daniel Wolff.

As composições de Thiago de Mello são destaques no CD “Dreams Of A World”, de Sharon Isbin, o qual ganhou o Prêmio Grammy este ano (2001); no CD “Earth-Voice Of A Planet”, de Paul Winter, também indicado para o Prêmio Grammy; nos CD’s de Carlos Barbosa-Lima “Music of The Americas” e “Ginastera” e no CD do violonista Daniel Wolff “Concerto a Brasileira”. Sua canção Meu Boi-Bumbá, sucesso na Europa, acaba de ser incluida na coletânea “A Trip To Brazil II”, produzida por Arnaldo DeSouteiro (JSR), onde figuram Tom Jobim, Luiz Bonfá, Milton Nascimento, Gilberto Gil, João Gilberto e outros expoentes da MPB. Na mais recente coletânea de Arnaldo DeSouteiro, “Friends Of Brazil”, está a canção “Macumba Chant”, que Thiago escreveu originalmente para um show da Broadway, baseado na vida de Carmen Miranda. Além dos acima mencionados, Thiago também aparece como convidado especial para vários outros artistas, entre êles, nos CD’s de Cláudio Roditi, Sylvia Simms, Antonio Melo/Dexter Payne, assim como no do compositor Carlos Pingarilho e no de Ithamara Koorax a serem lançados ainda este ano e no último CD da falecida cantora norte-americana Susannah McCorkle, “Hearts And Minds”.

Thiago de Mello também tem escrito para filmes e documentários, incluindo “Mariposa Canyon”, de Benjamin Lobato; “Cero Hora — Nicaragua y El Salvador” e “Who Will Help Little Paulo, de Chaim Litewski para as Nações Unidas e UNICEF, respectivamente; A Prairie Boys Winter, by William Kurelak, Random House. Lançamentos com sua banda AMAZON, incluem “Sweet Brasil”, “The Right Move”, “The Night The Moon Cried”, “Amor Sem Fim”, “The Essential Thiago de Mello” e o seu CD “Amazon” que foi eleito o 2º melhor CD do Ano de 1999 na categoria de Re-lançamentos pela revista norte-americana Downbeat Magazine. No ano seguinte, em 2000, Thiago foi eleito pela mesma revista, como um dos “Dez Melhores Percussionistas dos EUA”.

Thiago de Mello também compôs música para teatro. “Broadway Melody”, em 1992; Growing Up Gothic” e “The Well Of Living Waters “ de Clare Coss; “From José Martí to Pietri”, produzido pelo INTAR; “Exit The King”, de Ionesco; “Babel Tower” e “The Visit”, de Frederic Duerrematt. Suas obras para dança moderna, incluem “Dancing”, escrita para a coreógrafa e dançarina moderna Sara Rudner e “Recurrent Insomnias”, para uma produçao no Dance Center da YMWHA de Nova York. As suas composições de Jazz têm sido gravadas por Paquito d’Rivera, Claudio Roditi, Richard Kimball e Hendrik Meurkens.

Gaudencio Thiago de Mello, tanto como compositor e/ou como intérprete conseguiu algo incomum: suas composições estão em três distintos CD’s que foram indicados para o Prêmio Grammy, em três diferentes categorias: “New Wave”, “Classical Crossover” e “Classical Solista Com Orquestra”. Além de compor e arranjar, Thiago gosta igualmente de lecionar e dar master classes em universidades tais como na Juilliard Music School, N.Y.; Jersey City College; Aspen Music Festival; Maryland University; Jordan Hall, Boston e em inúmeras outras instituições. Em 2000 deu master classes sôbre Música Brasileira, no “III Encontro Com O Violão”, organizado pelo Departamento de Música da Universidade do Rio Grande do Sul. T

Thiago, através de suas composições, de seus concertos e em seus CD’s, tem sempre se preocupado em unir a música erudita com a popular, tentando demonstrar o profundo denominador comum existente entre eles.

Thiago de Mello é membro ativo do Sindicato dos Músicos dos Estados Unidos (American Federation of Musicians), sendo membro efetivo do Jazz Advisory Committee, no Sindicato 802, da cidade de Nova York. Afiliado na Broadcast Music Inc. (BMI) e membro da Harry Fox Agency, Inc. sendo membro votante da Recording Academy (National Association of Arts & Sciency — NARAS), e da Latin Association of Arts & Sciency— LARAS.