×

Biografia de Tocotronic

A posição que o Tocotronic ocupa na cena alemã é um tanto peculiar. Desde que foi criada por Jan Müller (baixo), Arne Zank (bateria) e Dirk Von Lowtzow (guitarra e vocal) em 1993, a banda é envolta por uma aura de estabilidade: a certeza de que os meninos estão na ativa e de que o próximo álbum será mais um marco em uma longa carreira.

Mas essa é só uma das várias impressões da banda. Outra é a de boas intenções: o público pode apostar que as letras serão críticas e conscientes e os temas, bem escolhidos, e que a banda continuará recusando prêmios concedidos por canais de música na TV para defender seu caráter alternativo e independente.

Bem poderia ser que, por mais que a banda desfrute do apoio e do carinho do público, ninguém se preocupasse em comprar seus discos como forma de incentivo, com a certeza de que, se eu não comprar, alguém vai comprar. O que não é o caso: desde sempre os shows da banda lotam e várias semanas na parada já não são mais novidade.

Apesar de tudo isso, o oitavo disco da banda que começou tendo que convencer seu público em pequenos bares em Hamburgo se chama Kapitulation (capitulação). Nos primeiros anos, eles se tornaram uma espécie de mito, que dependia da oralidade da cena alternativa para assegurar seu lugar ao sol.

O primeiro fã-clube da banda, Megatronic, foi criado antes mesmo que eles tivessem algum registro em disco. O primeiro single virou um pequeno fenômeno: seu título “Ich möchte Teil einer Jugendbewegung sein” (eu quero ser parte de um movimento juvenil) virou a pichação predileta de fachadas.