×

Biografia de Tom Lehrer

Thomas Andrew Lehrer (9 de abril de 1928) é um norte-americano que notabilizou-se nos anos 1950 e 1960 por sua vida dupla de músico-humorista e, ao mesmo tempo, professor-pesquisador nas principais instituições acadêmicas americanas.

Gênio prodígio, Lehrer formou-se matemático na Universidade de Harvard aos 18 anos, em 1947. Em seguida, trabalhou em lugares como o MIT e o laboratório nuclear de Los Alamos. Mas foi como professor que se firmou na vida acadêmica.

Paralelamente, seus dons como pianista e humorista o levaram gravar vários discos nas décadas de 1950 e 1960. Por um breve período, chegou a largar a profissão de professor e pesquisador de Matemática para se dedicar apenas aos diversos shows que passou a fazer, não só nos Estados Unidos, mas em outros países de língua inglesa.

No começo dos anos 1970, contudo, decidiu abandonar a carreira artística e voltou a ensinar Matemática em algumas das mais prestigiosas universidades dos EUA.

Atualmente, aposentado, Lehrer vive na Califórnia e, ocasionalmente, faz pequenos shows para platéias universitárias.

Mais do que um humorista, Tom Lehrer foi um crítico implacável da direita e dos conservadores norte-americanos, facto expresso em canções como "Send the Marines!" ("Mande os Marinheiros!"), em que classifica as tropas de elite das forças armadas americanas como o instrumento de "diplomacia" preferido dos Estados Unidos.

Lehrer notabilizou-se também pelo caráter inovador de seu humor, enveredando muitas vezes por assuntos científicos, como nas canções "New Math" ("Nova Matemática"), "Lobachevski" (sobre os plágios no mundo acadêmico) e "The Elements" ("Os Elementos" - cuja letra se resume a uma hilariante enunciação de todos os elementos químicos da Tabela Periódica).