×

Biografia de Trio Dona Zefa

Os três irmãos de Campinas (SP) Danilo Ramalho, triângulo e voz, Murillo Ramalho, zabumba e voz e Marcelo Ramalho, sanfona e voz, fizeram shows imperdíveis lançando o novo cd "Lá Vai Pedrada" em Portugal, Madri, Londres, Suíça, Barcelona, Alemanha e Brasil.

Com sangue nordestino e forrozeiro correndo nas veias, os três são sempre elogiados por grandes mitos do forró pé-de-serra, como Dominguinhos e Mestre Zinho, são uma garantia de casa cheia sempre que aparecem nas casas de forró de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e municípios do estado de SP como Limeira, Campinas, Araraquara, entre outras. Neste ano, foram convidados a tocar no exterior a pedido do público, que vibra ao som do divertido "Forró do Talarico" de autoria do vocalista Danilo, a tradicional "Cinturinha Dela", de Jacinto Limeira e "Sabiá", de Raimundo Nonato.

Filhos de paraibanos, com tio e avô sanfoneiros e compositores de forró, os meninos não negam as origens. O nome do grupo é uma homenagem à mãe Josefa, que acompanha o sucesso dos filhos com orgulho. "Nosso diferencial é a autenticidade, pois, mesmo sendo jovens, preferimos não seguir a moda e fazer uma banda de rock ou pop, mas investir no que a gente realmente acredita, que é o forró tradicional", comenta Danilo, o vocalista e trianglista.

O trio venceu o Festival Nacional de Forró de Itaúnas – Espírito Santo, em 2004 e Marcelo, o mais novo, ganhou na época o prêmio de melhor sanfoneiro.

O som do Trio Dona Zefa é marcado por um forrózinho mais calmo, com mais suingue e balanço, com fortes traços do baião e do xaxado, além do xote, que geralmente fala de amor, um dos temas prediletos do grupo.