×

Biografia de Twister

Twister é uma banda formada em 2000. Depois de três anos buscando a fórmula ideal, o grupo Twister foi formado e, há um ano e meio, conserva esta mesma formação: Sander na guitarra, Léo no baixo, Luciano no teclado, Gilson na bateria e Alex na guitarra. Todos eles já trabalharam com música e tocam instrumentos musicais desde os 12 anos. Léo, por exemplo, já fez parte de bandas de rock e de heavy metal, assim como Sander, que já tocou em bandas de rock. Mas, definitivamente, a que deu mais certo para todos é o Twister.

O grupo Twister surgiu depois da descoberta do vocalista Sander pelo empresário Hélio Batista em um bar de São Paulo. Nessa época,1998, Sander tocava guitarra fazendo covers da banda Pearl Jam pelos bares da cidade. Ao receber a proposta do empresário, o próprio Sander saiu à procura dos outros integrantes para compor o grupo. Foi para Campinas fazer aulas de música onde conheceu Luciano e Gilson, e juntos formaram o Twister. De volta a São Paulo, o grupo começou a ensaiar todos os dias e a buscar uma gravadora. Em 99 conheceram Leonardo, que aceitou integrar a banda depois de largar seu emprego em um estúdio.

Já com a formação completa, em 2000 lançaram o álbum Twister, primeiro trabalho da banda gravado pela Abril Music. O hit "40 graus" alcançou o primeiro lugar das paradas de sucesso e o álbum vendeu 250 mil cópias.

Em 2001 Luciano resolve abandonar o grupo depois de ter alguns desentendimentos com o empresário. Alex entra na banda para continuar a formação de quarteto. Dois meses depois, o grupo resolve mudar de empresário e chamam Luciano de volta - o Twister passa então a ser um quinteto.

Em março de 2001 viajam para Los Angeles com uma proposta da gravadora para o lançamento do primeiro CD em espanhol. Em junho o CD Twister é lançado nos Estados Unidos, México e Porto Rico e o grupo fica em turnê durante um mês, passando por Miami, Los Angeles e Porto Rico. Esse CD não chegou a ser lançado no Brasil.

Ainda em 2001, o Twister é convidado para abrir um show da banda 'NSync no México, em um estádio com capacidade para 100 mil pessoas.

A banda gosto tanto que em 2002 no seu terceiro álbum Mochila e Guitarra no Avião fizeram uma versão em português reescrita por Gilson, Mauri Lima e Carlinhos Pessoa de I Drive Myself Crazy, dos americanos do 'NSync.

Mas, o ano de 2002 foi marcado por imprevistos na carreira do grupo. Um deles foi o fechamento oficial da gravadora Abril Music e o projeto para lançamento do novo CD não aconteceu. O outro foi a prisão de Sander por posse de drogas.

Em 2003 Sander resolve montar outra banda chamada Methamorfose, e deixa o Twister de lado.

Mais recentemente, o Leo gravou um CD e segue sua carreira solo fazendo shows ao lado da cantora Thaeme, vencedora da 2ª edição do programa Ídolos, no SBT.