×

Biografia de Umbra Et Imago

O Umbra et Imago foi formado em 1991 na Alemanha pelo vocalista Mozart e para efeito de comparação, pode-se dizer que o grupo é o "primo pobre" do Lacrimosa. O Umbra et Imago não é propriamente uma banda, já que todas as luzes estão sobre o vocalista e os músicos são praticamente coadjuvantes. Esse fato e o visual no mínimo exótico de Mozart são os pontos em comum com o Lacrimosa, o som em si é um pouco diferente.

As letras das músicas tratam basicamente de sexualidade, baseadas no conceito de Freud de que "a sexualidade é o eixo do nosso ser". Esse conceito é levado ao palco nas apresentações da banda e isso é um atrativo que pode ser comprovado neste lançamento.

O DVD "Die Welt Brennt" - lançado originalmente em 2002 - traz uma apresentação gravada em Dresden, na Alemanha, em outubro de 2001. Na época a banda divulgava o álbum "Dunkle Energie". O local do show parece pequeno, mas está lotado de fãs animados. As imagens foram captadas por diversas câmeras e a edição traz enquadramentos simples mas bem eficazes, apesar de alguns movimentos tremidos dos cinegrafistas.

O repertório do show traz boas canções como "Dionysos", "She is Calling", "Milch" e "Gothic Music". Durante a execução de algumas músicas duas mulheres roubam a cena. As duas protagonizam cenas de sadomasoquismo vestidas - ou quase - com roupas de vinil, com direito a boundage, velas e simulação de práticas sexuais. Um show assim deve ser no mínimo interessante...

Além da apresentação ao vivo, o DVD traz uma seção chamada "Trash TV" com entrevistas com o vocalista Mozart, depoimentos de fãs, de músicos como Felix Stass, do Crematory, e um entrevista em conjunto de Mozart com Ville Valo, vocalista do H.I.M.. Aliás essa parte tem cara de caça-níqueis, afinal o H.I.M. é uma banda muito mais popular que o Umbra et Imago. Toda a parte das entrevistas e depoimentos é em alemão, exceto a entrevista junto com Valo, que é em inglês.

O lançamento também traz um CD com 13 músicas apresentadas no show.