×

Biografia de Vaticano 69

Quatorze anos de estrada e muito som fazem do Vaticano 69 a banda de pop-rock mais antiga de Campo Grande (MS) em atividade. O grupo surgiu no início dos anos 90, apresentando-se em bares e festivais universitários na Capital do Mato Grosso do Sul. Passados os primeiros anos, a “brincadeira” então começa a ser levada a sério. Os velhos hits do Rock nacional e internacional foram aos poucos sendo substituídos por composições próprias, que hoje compõem a maior parte do repertório da banda.

Da primeira formação do Vaticano 69 ficaram Marcelo Tezeli (violões e voz) e Alex Kundera (bateria). Após algum tempo, a banda foi sendo completada com a entrada de Frank Nagai (guitarra-solo e vocais) e, posteriormente, Marcelo Armôa (baixo), o último a ingressar na banda. Do rock à MPB, do Erudito ao Popular, o Vaticano 69 reúne tendências e estilos musicais bem diversos.

Frank Nagai e Marcelo Tezeli são os principais compositores da banda. Seus solos são inspirados em mestres como Steve Vai, Joe Satriani, Steve Morse e Paul Gilbert, mas sempre com um toque pessoal. Tezeli, beatlemaníaco assumido, é também admirador de Jazz, MPB e das bandas progressivas dos anos 70. Músico autodidata, é responsável pela maioria das composições do Vaticano 69.