×

Biografia de Viper

Em 87, quando foi lançado o álbum Soldiers of Sunsire, o heavy metal no Brasil mudou sua cara. Os headbangers estavam conhecendo uma banda que, ao lado do Sepultura, estava abrindo as portas do rock pesado nacional no Exterior. O Viper, banda originária do vocalista André Matos (ex-Angra, ex-Shaman e atualmente em carreira solo), tornou-se um grande nome do metal brazuca, fazendo turnês de sucesso pelo Japão e pela Europa. Fez algo além. Iniciou no País um estilo que, anos mais tarde, tornou-se um dos preferidos pelos roqueiros: o metal melódico.

Theatre of Fate (89), Evolution (92), VIPER Live - Maniacs in Japan (94) e Coma Rage (95) deram seqüência a carreira vitoriosa do conjunto. No ano seguinte, o grupo deu seu "tiro no pé" com o lançamento do contestado Tem Pra Todo Mundo. Já sem André Matos na formação e contando com o baixista Pit Passarell assumindo o microfone, a banda optou em deixar o metal que o consagrou de lado para adotar uma linha mais pop rock. Para completar, a gravadora que havia lançado o álbum faliu logo depois de colocar o disco no mercado.

Com isso, o Viper acabou "sumindo do mapa". Em 2001, o conjunto retornou aos palcos. Mas, somente agora, com uma nova formação, que a banda está lançando seu novo trabalho All My Life (Gravadora Eldorado). Felipe Machado (guitarra), Val Santos (guitarra), Pit Passarell (baixo e vocal), Renato Graccia (bateria) e o novo vocalista Ricardo Bocci também retornaram com a sonoridade heavy metal em seu novo trabalho, que contou com a participação especial de dois ex-integrantes: o guitarrista Yves Passarell (atualmente no Capital Inicial) e o vocalista André Matos.