×

Biografia de Waldir Luz

Teve uma de suas primeiras composições gravadas em 1988 a música "Segredo de menina", com Paulo Debétio, lançada por Elba Ramalho, no LP "Fruto", da Polygram. No mesmo ano, fez "Baralho", uma versão para a música "Baraja", de Grace Barci, gravada pela cantora Gretchen, no LP "Gypsy", da gravadora 3M.

Em 1992, a música "Tchau tchau", com Grace Barci, foi registrada pela dupla João Paulo e Daniel, em seu quarto LP gravado pela Continental.

Em 1993, o grupo Raça Negra gravou "Gostoso demais", com Neldon Farias e Nita, em LP lançado pela RGE, e a dupla Sandy e Junior, no LP "Tô ligado em você", da Polygram, incluiu "Ciumeira", com Grauco e Xororó.

Em 1994, o grupo Raça Negra gravou " É paixão", com Luiz Cláudio, em disco lançado pela RGE e que se tornou um dos maiores sucessos do grupo, sendo regravada ao vivo dois anos depois e novamente em CD no ano 2000. Ainda em 1994, Sérgio Reis gravou "Vanerão do coroa", com Greyce, no CD "Ventos uivantes", da Continental/Warner Music.

A parceria com Antônio Carlos de Carvalho, "Escravo da paixão", foi gravada em 1995, pelo grupo Originais do Samba, em LP da RGE, mesmo período em que a dupla João Paulo e Daniel gravou pela Chantecler/Warner as músicas "Eu me amarrei", com Tivas, e "Estou tentando te esquecer", com Greyce.

A música "Eu me amarrei" tornou-se um dos grandes sucesso da dupla João Paulo e Daniel, sendo incluída, no ano seguinte, no disco "Os 14 maiores sucessos de João Paulo e Daniel", e regravada ao vivo pela dupla em CD de 1997.

Em 1996, a música "Bateu valeu", com Neldon Farias, foi a faixa de abertura do LP "Alegria", lançado pela Bandamel, pela Continental/East West.

Em 1998, no primeiro CD solo do cantor Daniel, esteve presente com três composições: "Dengo", parceria com o próprio Daniel e "Não empurra não" e "Paixão caipira", com Tivas. No mesmo ano, " Acende meu coração", com Mister Sam, foi a faixa de abertura do CD "Aventureiro", lançado por Sidney Magal, pela Paradoxx Music.

Em 2001, o grupo Raça Negra gravou "Denguinho", com Tivas, e "Gostoso demais", com Neldon Farias e Nita, em CD da Universal Music, enquanto Oswaldinho do Acordeon gravou "Ciúme cego", no CD "Um bom forró", da Kuarup Discos. No mesmo ano, lançou pela Warner, o CD "Pura energia", no qual interpretou as músicas "Dengo", "Prá dançar forró", "Ciúme cego", e "Beijo de Maria Mole", entre outras.

Em 2002, no CD "Baião seratanejo - volume 1", lançado pela Chantecler/Warner Music, teve duas músicas incluídas em gravações da dupla Rick e Renner: "Cachaça", com Neldon Farias e Márcio Alencar, e "Pra ficar dez". No mesmo ano, "Larga dele... " foi gravada em versão acústica pela dupla Ataíde e Alexandre, em CD da Chantecler/Warner Music.

Em 2004, o forrozão "Já tá no grude", com Nelson Farias e Nana Nascimento, foi gravado pelo cantor Marcelo Palma, em seu primeiro CD.

Em 2006, apresentou-se no projeto "Domingo no Bexiga", realizado no tradicional reduto de imigrantes italianos, na cidade de São Paulo. Considerado um dos mais importantes da nova safra de compositores sertanejos, cujas músicas começaram a despontar na década de 1990, teve composições gravadas por nomes como João Paulo e Daniel, Ataíde e Alexandre, Rick e Renner, Daniel, e Sérgio Reis, além de artistas de outros gêneros como os bregas Gretchen e Sidney Magal, os grupos de samba Raça Negra e Originais do Samba, além de Oswaldinho do Acordeom e Elba Ramalho. Compôs um dos maiores sucessos da dupla Rick e Renner, "Muleca". A canção foi incluída em 1 disco de carreira, 1 DVD e em 2 coletâneas da dupla.