×

Biografia de Wet Wet Wet

Os Wet Wet Wet foram uma das mais bem sucedidas bandas britânicas dos anos 80 e 90. Serão sempre relembrados pelo sucesso mundial da versão de “Love Is All Around” (dos Troggs), incluída na banda sonora do filme “Quatro Casamentos e Um Funeral”.
A banda formou-se em Glasgow, na Escócia, em 1986 e retirou o seu nome de uma canção dos Scritti Politti. Os Wet Wet Wet, nasceram da amizade de quatro colegas de escola, Marti Pellow (vocalista), Tommy Cunningham (bateria), Neil Mitchell (guitarra) e Graeme Clark (baixo), aos quais se viria a juntar, esporadicamente, Graeme Duffin (guitarra).
O seu primeiro single, “Wishing I Was Lucky”, editado no início de 1987, valeu-lhes, desde logo, a atenção de todos, chegando ao sexto posto das tabelas britânicas e fazendo crescer as expectativas quanto ao seu álbum de estreia. O disco saiu apenas alguns meses depois, com o título “Popped In, Souled Out”, e que se tornou num enorme sucesso, assim como os singles dele retirados (“Sweet Little Mystery”, Temptation” e “Angel Eyes”).
Em 1988, regressam com novo álbum, “The Memphis Sessions”, gravado antes do seu primeiro trabalho e que esteve guardado devido ao impacto de “Popped In, Souled Out”. Ainda nesse ano, a banda chega ao primeiro lugar do top britânico com uma versão do tema dos The Beatles “With a Little Help From My Friends”, gravado especialmente para uma campanha de solidariedade.
No ano seguinte, editam “Holding Back The River”, que se tornou num sucesso quase tão grande como o seu primeiro registo. O disco marca uma ligeira mudança no seu som, de soul-pop para um pop mais puro. Trata-se de um trabalho mais compacto que não inclui tantos hit-singles como o seu antecessor.
Os Wet Wet Wet só voltam aos álbuns com a edição, em 1992, de “High On The Happy Side”, um trabalho repleto de baladas com passagem assegurada em todas as rádios, principalmente o single “Good Night Girl”.
Em 1994, atingem o pico da sua carreira com o tema “Love Is All Around”. A canção é um sucesso internacional, permanecendo 15 semanas no topo das tabelas britânicas, e ajudando a colectânea “Part One” a registar um volume considerável de vendas. “Picture This”, segue-se, em 1995, mais um álbum bem sucedido a nível comercial, mas de novo sem grandes sucessos.
Aquando do lançamento de “10”, em 1997, os Wet Wet Wet já se tinham começado a desmembrar. Cunningham abandonara a banda para formar os Sleeping Giants e, pouco depois do lançamento do álbum, Pellow segue-lhe as pisadas, enveredando por uma carreira a solo.
Apesar disto, os restantes membros do grupo mostraram a sua vontade de prosseguir com o projecto, mas, pelo menos até agora, ainda não a concretizaram com a gravação de um novo álbum.