×

Curiosidades sobre Luis Bandeira

Enviar curiosidade >
  • Nasceu no Recife, mas foi criado em Maceió, cidade onde teve contato com os ritmos do coco e do pagode alagoano, assistindo à apresentação de cantadores cegos nas feiras.
  • Luiz Bandeira, cantor, músico e compositor, iniciou sua carreira artística em 1939, em Recife/PE, em um programa de calouros da Rádio Clube de Pernambuco, que o contratou em seguida.
  • Luiz Bandeira compôs "Na cadência do samba", também conhecida como 'Que bonito é', que foi por muitos anos executada como tema de jogos de futebol exibidos por um jornal de cinema, o famoso Canal 100.
  • Em 1998, Luiz Bandeira foi homenageado pelo Serviço Social da Indústria - Sesi, com o CD "Luiz Bandeira - sua música e seus amigos" (Seleto), produção musical de Edson Rodrigues, responsável por todos os arranjos.O CD traz composições de Luiz em parceria com Reinaldo Oliveira, Gustavo Krause, Djalma Ferreira, Julinho, Fernando Luís Cascudo.
  • No Recife, Luiz Bandeira procurou resgatar sua obra com a publicação dos discos: "Voltei Recife" em 1985, e "Como sempre fui", 50 anos de vida artística, em 1991.
  • Em 1979, o compositor, cantor, violonista, produtor fonográfico Luiz Bandeira foi vencedor do primeiro Frevança - Encontro Nacional do Frevo, com o frevo-canção "Linha de frente", gravado por Claudionor Germano.
  • Além de músicas carnavalescas, Luiz Bandeira também é autor de sucessos gravados por Luiz Gonzaga (Onde Tu Tá, Nenem), Clara Nunes (Viola de penedo); e outros grandes nomes da música popular brasileira.
  • Em 1985, Luiz colocou melodia na letra "Fogo do Galo", do então governador do Recife Gustavo Krause, um frevo canção, de grande sucesso, escrito em homenagem ao Clube de Máscaras Galo da Madrugada (Som Livre).
  • No final dos anos 80, Luiz Bandeira aposentou-se e voltou a morar no Recife. Luiz faleceu em 22 de fevereiro de 1998, um domingo de carnaval.
  • Em 1985, Luiz voltou a ser o vencedor na categoria de melhor interprete e de melhor frevocanção, no 7º Frevança. Encontro Nacional do Frevo e do Maracatu, com o frevo "Dina", de sua autoria, interpretado por ele mesmo.

Mais tocadas

Ouvir Luis Bandeira Ouvir

Biografia

Ver completa >
Nasceu no Recife, mas foi criado em Maceió, cidade onde teve contato com os ritmos do coco e do pagode alagoano, assistindo à apresentação de cantadores cegos nas feiras. Começou a carreira profissional no Recife. Em 1939, apresentou-se no programa...

Fotos

Ver mais fotos >
Ainda não possuímos fotos. Clique aqui e contribua para a galeria desse artista.

Artistas relacionados

Ver mais >