×

Curiosidades sobre Mahalia Jackson

Enviar curiosidade >
  • Aos 17 anos, Mahalia foi para Chicago, trabalhando como arrumadeira num hotel. Então passou a integrar o quarteto religioso, que logo passou a ser requisitado por várias igrejas batistas. Reunindo algumas economias, abriu mais tarde um salão de beleza e uma floricultura, mas continuou a cantar em igrejas, até que em 1945 foi convidada a fazer um disco na Apolo Records. "Her Move On Up A Little Higher" vendeu um milhão de cópias e, a gravação seguinte, "Silente Night", fez sucesso até na Dinamarca.
  • Apenas em 1974 o Brasil conheceu através do LP "I BELIEVE (CBS, Stereo, 13785, Dezembro/74) a voz da cantora Mahalia Jackson (1911-1972). Ela morreu sem que a gravadora onde fez dezenas de históricos álbuns, tivesse se lembrado de oferecer ao público brasileiro qualquer uma de suas gravações. Todos os discos de Mahalia ouvidos até então no Brasil eram gravações importadas, de forma que em "I Believe" Mahalia aparece acompanhada de orquestra e coro, dirigidos por Johnny Williams, destacando Mildred Falls, assim uma nova faixa de público pode conhecer, embora tardiamente, o que era o chamado "Gospel Song"- ou Cantos Evangélicos, denominação surgida no final dos anos 30 para designar a forma de canto religioso dos negros dos Estados Unidos.
  • Em 1959, Mahalia cantou para o presidente Dwight Eisenhower (1890-1969) na Casa Branca e sua participação no Festival de Newport daquele ano foi registrado no filme "Jazz on a Summer's Day" (1960, de Bert Stern, 86 minutos).
  • Sua música foi ouvida por décadas nas rádios. Seu bom amigo Martin Luther King Jr disse, "Uma voz como a de Mahalia surge uma vez a cada milênio."

Mais tocadas

Ouvir Mahalia Jackson Ouvir

Biografia

Ver completa >
Cantora de gospels e spirituals, Mahalia nasceu em New Orleans, Louisiana, no dia 26 de outubro de 1911 e faleceu em Chicago, Illinois, no dia 27 de janeiro de 1972. Considerada a melhor intérprete de spirituals, gospels e cantos religiosos...

Fotos

Ver mais fotos >